Unicamp promove curso de ambiência de precisão na criação de aves

Galpão climatizado facilita o controle do ambiente e ajuda na produção em maior escala. Foto: divulgação
Galpão climatizado facilita o controle do ambiente e ajuda na produção em maior escala. Foto: divulgação

 

A ambiência é um quesito fundamental para que a genética das aves apresente seu máximo potencial. Fatores como nutrição e sanidade são importantes nesse processo e é preciso monitorá-los através de pesquisas e ferramentas já existentes no mercado. “A base da ambiência revela que ela é essencial para que a ave converta a ração ingerida em carne, não desviando a energia ingerida para se ‘defende’ do calor ou frio”, explica a engenheira agrônoma e professora Daniella Moura, coordenadora do 4º Workshop Ambiência de Precisão na Avicultura, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Campinas (SP), na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Segundo a professora, o mercado apresenta várias opções de equipamentos para climatização, desde os que atuam no resfriamento ou aquecimento como exaustores, placas evaporativas e aquecedores, assim como os que fazem o controle integrado do ambiente. Atualmente, muitos avicultores optam por galpões totalmente climatizados na tentativa de maior controle do ambiente e para produzir em maior escala.

“Várias tecnologias têm sido ofertadas aos avicultores, porém os mesmos devem conhecer os conceitos envolvidos em cada uma delas, a fim de eleger o que é melhor para o controle ambiental de seu aviário”, esclarece.

“Fatores como a escolha de equipamentos e técnicas eficientes, de forma que os mesmos sejam manejados e controlados corretamente, somados com a constante manutenção vão contribuir de forma positiva para a ambiência dos galpões evitando perdas”, enfatiza.

Daniella também destaca a utilização de vários softwares que modelam o ambiente dos aviários, extraem conhecimento dessa modelagem e podem inclusive tomar decisão, isto é, controlar o ambiente a partir das informações obtidas em tempo real.

“A modelagem realizada por esses softwares permite um controle mais preciso e mais próximo do ideal, sem mudanças bruscas na temperatura, por exemplo, em prol do bem-estar e conforto das aves”, afirma e salienta que o uso dessas tecnologias permite também que o produtor sinta no bolso a economia com energia tanto no aquecimento como no resfriamento das aves.

Esses e outros assuntos serão abordados no Workshop que terá aulas práticas de laboratório apresentando os últimos softwares que modelam diversos cenários de interesses do produtor e contribuem para reduzir as perdas nos galpões, além de contar com um espaço para apresentações de empresas ligadas à área de ambiência (equipamentos, técnicas construtivas e manejo). Uma das novidades, de acordo com Daniela, diz respeito à ventilação de precisão.

“Nesse sentido, serão abordados requisitos mínimos de ventilação em cada fase da produção, tipos de exaustores, poluentes produzidos dentro do aviário, utilização de sistemas de controle na ambiência avícola, a importância dos dados na avicultura moderna transferência de dados da granja até o abatedouro e métodos para aprimorar o manejo dos galpões e diminuir perdas na cadeia produtiva”, detalha.

 Por Equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp