Tecnologia simples monitora nutrição do rebanho

VETSCORE® ajuda o produtor a monitorar a condição nutricional dos animais de forma rápida e precisa, corrigindo o manejo alimentar em busca de maior eficiência do gado leiteiro. Foto: Divulgação
VETSCORE® ajuda o produtor a monitorar a condição nutricional dos animais de forma rápida e precisa, corrigindo o manejo alimentar em busca de maior eficiência do gado leiteiro. Foto: Divulgação

Uma tecnologia simples e prática deve entrar no mercado a partir do segundo semestre de 2016, segundo a Embrapa Rondônia. Para avaliar a condição nutricional do rebanho, cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolveram o VETSCORE®, cuja comercialização ficará por conta da Prático de Garça, companhia habilitada pela estatal para vender o produto.

Com o VETSCORE®, o próprio produtor pode monitorar a condição nutricional dos animais de forma rápida e precisa, corrigindo o manejo alimentar, em busca de maior eficiência do rebanho. O dispositivo já foi validado para as raças Nelore, Girolando e Angus.

O instrumento identifica as fêmeas em condição corporal desfavorável e permite ao produtor avaliar e tomar decisões para a melhoria da eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho, procurando maior retorno financeiro.

De acordo com a Embrapa Rondônia, para as vacas Girolando em lactação, a recomendação é de que o dispositivo seja usado a cada 15 dias; já para as raças de corte, sua utilização deve começar no preparo das vacas para o período reprodutivo.

 

RÉGUAS

A estatal destaca que o VETSCORE® é formado por duas réguas — de 20 centímetros cada, com 4,4 centímetros de largura e articuladas de maneira a formar a angulação de 0º a 180º —, que facilitam o monitoramento pelo pecuarista. Para fazer a avaliação com o dispositivo, o animal deve ser recolhido em local onde possa ser contido e manuseado, sem apresentar riscos a ele e ao avaliador.

Depois disto, a régua deve ser posicionada sobre a garupa do animal, entre a última vértebra lombar e a primeira vértebra sacral, e ser lentamente fechada até que suas réguas estejam em maior contato possível com a pele do animal.

A leitura da condição corporal em que o animal se encontra, é indicada por cores no visor: vermelha (baixa), verde (adequada) e amarelo-alaranjado (alta). Esta escala por cores facilita a avaliação imediata do gado. Com estas informações em mãos e associadas às práticas agropecuárias adequadas, o produtor eleva a eficiência reprodutiva do rebanho e, consequentemente,  terá maior retorno econômico.

 

ALIADA DO PECUARISTA

Pesquisador da Embrapa Rondônia e inventor do VETSCORE®, Luiz Pfeifer reforça que a simplicidade e a eficiência da tecnologia fazem dela uma grande aliada do pecuarista.

“Nossa recompensa como pesquisador é ver que a tecnologia que desenvolvemos é útil e será adotada no campo e, principalmente, por pequenos produtores, que terão acesso a informações importantes sobre o rebanho. Desta forma, poderão agir a tempo, evitando prejuízos e proporcionando condições para ganhos maiores”, conta Pfeifer.

 

Assine e receba os exemplares da Revista A Lavoura em sua casa. Entre em contato pelo e-mail: assinealavoura@sna.agr.br

 

Fonte: Revista A Lavoura – Edição nº 714/2016

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp