SNA participa da BioFach 2013

20/06/2013|Tags: |

Por Equipe SNA

O Centro de Inteligência em Orgânicos, projeto da Sociedade Nacional de Agricultura com apoio do Sebrae, planeja uma programação diversificada para atender os visitantes e atores da cadeia de orgânicos em seu estande na BioBrazil Fair | BioFach 2013, em São Paulo. Entre as novidades que serão expostas na feira, destaque para o lançamento da Árvore da Sustentabilidade, escultura criada especialmente para o evento e que representará a visão do público sobre os produtos orgânicos e a questão da sustentabilidade socioambiental. De acordo com Sylvia Wachsner, coordenadora do CI Orgânicos, os frequentadores poderão deixar mensagens com suas opiniões sobre temas relacionados aos orgânicos e práticas sustentáveis.

Através da Árvore da Sustentabilidade, as perspectivas dos participantes serão analisadas ao final do evento a fim de trazer maior conhecimento para o setor. “As mensagens recebidas ajudarão a compreender mais sobre os consumidores e visitantes. A análise permitirá a divulgação de conhecimentos nas áreas que necessitam esclarecimento e será compartilhada com os produtores”, explica Wachsner.

Durante os quatro dias de feira, o estande da SNA contará com a participação de empresas e associados focados em trocar experiências, divulgar produtos e estabelecer contato com os consumidores de orgânicos. Segundo Wachsner, a feira proporciona o desenvolvimento de uma relação direta entre expositores e seu público. “O evento nos permite atender seus questionamentos sobre os orgânicos e apresentar nosso trabalho. É uma maneira prática de divulgar produtos,  marcas e escutar o que os consumidores têm a dizer.” A revista “A Lavoura”, publicação bimestral da SNA, também terá um estande próprio para divulgar sua última edição, focada no mercado de orgânicos.

Voltadas aos benefícios que os orgânicos proporcionam para a saúde, meio ambiente e desenvolvimento social, as empresas parceiras apresentarão novidades que vão desde alimentos até cosméticos e produtos de limpeza. Outra atração será a divulgação do lançamento do livro “Produto Orgânico”, de Sergio Carrano. Entre os produtos que estarão em destaque, repelentes, sabonetes e óleos orgânicos, da Preserva Mundi; o Biowash, lava-louças da Cassiopeia indicado para pessoas alérgicas; produtos alimentícios da Tiferet, como os molhos para saladas da marca Epicuro, o xarope de guaraná orgânico Cainã e o energético orgânico A 21. A empresa Amora Verde fará o lançamento do palmito de palmeira real em conserva.

A feira também englobará o 9º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, que pretende apontar alternativas para ampliar o consumo e discutir formas de estimular ganhos na produção dos orgânicos. Sylvia Wachsner palestrará sobre a importância da agricultura orgânica e sua ligação com a sustentabilidade. “Indicaremos oportunidades de investimento e também alertaremos para questões que ainda estão por acontecer e devem ajudar a ampliar a produtividade e competitividade do setor, como a aprovação dos insumos para a agricultura orgânica.”

A coordenadora do CI Orgânicos fará parte também de um encontro com o Sebrae para debater sobre o mercado de orgânicos na agricultura familiar, no qual divulgará as atividades desenvolvidas pela entidade e apresentará resultados de levantamentos e pesquisas com produtores de orgânicos paulistas e paranaenses. “Nosso interesse é assinar parcerias com as diversas unidades estaduais do Sebrae para realizar estudos similares. Falaremos das exportações de produtos orgânicos e da falta de estatísticas oficiais.”

BioBrazil Fair | BioFach 2013

Entre 27 e 30 de junho, a BioBrazil Fair/BioFach América Latina reunirá os principais produtores, fabricantes, distribuidores e importadores do mundo orgânico na Bienal do Ibirapuera, na capital paulista. São esperados 120 expositores e um público de mais de 30 mil pessoas. Mais informações: www.biobrazilfair.com.br

LEIA MAIS

SNA na Bio Brazil Fair: falta de informação do consumidor é entrave para mercado de orgânicos