Show Rural Coopavel: Embrapa traz novidades no mercado de apps e novas cultivares

02/02/2018|

Nova versão do app Doutor Milho será apresentada durante o 30º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Foto: Divulgação

Uma nova versão do aplicativo Doutor Milho, lançado há exatamente um ano em uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil – o Show Rural Coopavel, será apresentada ao público, durante a 30ª edição do mesmo evento, que será realizado entre os dias 5 e 9 de fevereiro, na cidade paranaense de Cascavel.

A Embrapa Milho e Sorgo (MG) estará presente na feira, que conta com mais de 500 expositores dispostos em uma área de 720 mil m². Abaixo, conheça algumas das tecnologias preparadas pela Embrapa para o público.

APP PARA ESCOLHER CULTIVAR DE MILHO

A escolha da semente certa é meio caminho andado para o sucesso de qualquer lavoura de milho. E é essa a proposta da Embrapa para a nova versão do aplicativo Doutor Milho: auxiliar o produtor na escolha da semente mais adaptada à sua região e finalidade de exploração.

Doutor Milho Cultivares permite que os produtores façam consultas off-line, ou seja, sem necessidade de internet, sobre as cultivares de milho disponíveis atualmente no mercado. Tudo isso a partir de um banco de dados que reúne informações técnicas cedidas por todas as empresas sementeiras.

Dessa maneira, ficou mais fácil para o produtor escolher a semente certa de milho, em função do potencial produtivo, da estabilidade, resistência a doenças e compatibilidade com o seu sistema de produção.

Para o pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho, da Embrapa Milho e Sorgo, o objetivo da equipe desenvolvedora é oferecer melhorias constantes ao aplicativo, e ele destaca que, nessa nova versão, “todas as 239 cultivares recomendadas para as safras 2017/2018 (verão e safrinha) já estão disponibilizadas no app.

O produtor, por meio do seu dispositivo móvel, poderá entrar em contato com as mais modernas tecnologias de sementes de milho, facilitando a escolha da cultivar mais adequada para o seu clima, solo e objetivo de uso”.

Doutor Milho Cultivares é gratuito e pode ser baixado nas versões para Android e IOS, nas lojas Google Play ou na Apple Store.

APP MOSTRA SISTEMAS ILPF EM REALIDADE AUMENTADA

A Rede ILPF, da qual a Embrapa é participante, lança durante o Show Rural Coopavel 2018 o aplicativo “Maquete virtual de ILPF em realidade aumentada”.

Software da Embrapa mostra todas as etapas de um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Foto: Divulgação

A ferramenta mostra todas as etapas de um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), as possíveis configurações que podem ser adotadas, as interações entre os componentes e os benefícios dessa estratégia produtiva.

Ao abrir o aplicativo, o usuário pode interagir escolhendo em um menu as diferentes fases de um sistema de integração. Iniciando em uma pastagem com baixa capacidade de lotação, a ferramenta mostra a evolução da área com o uso da agricultura e posteriormente retornando à pecuária. É possível também incluir árvores no sistema, e acompanhar o crescimento delas, bem como os primeiros desbastes.

Em outro menu, o usuário pode ver as transformações que ocorrem no perfil do solo, o comportamento das raízes de cada componente, a ciclagem de nutrientes e a dinâmica de água e de gases causadores do efeito estufa. Além dos gráficos, o aplicativo traz áudio explicativo em português e em inglês. O app está disponível para dispositivos que utilizam o sistema Android e IOS.

Rede ILPF é uma parceria público-privada entre a Embrapa, a Cocamar, Dow AgroSciences, John Deere, Parker e Syngenta, que tem como objetivo fomentar e incentivar adoção dos sistemas ILPF pelos produtores brasileiros. Por meio das ações financiadas pela Rede são mantidas 107 Unidades de Referência Tecnológica de ILPF em todo o País, são realizados capacitações e treinamentos, eventos como dias de campo, visitas técnicas, simpósios, entre outros.

MILHETO 1503

Com alta capacidade de rebrota, tolerante à seca e com alto teor de proteína, essa cultivar é indicada para forragem.

Adaptada à região Sul, apresenta como um dos diferenciais a resistência a diversos nematoides, como os da espécie Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita, além do Pratylenchus brachyurus. Possui ainda bons números de produção de massa verde e de massa seca, com produtividades médias de 42.180 kg/ha e 7.091 kg/ha, respectivamente.

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da cultivar, o milheto BRS 1503 é uma excelente opção para cobertura do solo. Para mais informações e sobre onde encontrar sementes da nova cultivar de milheto, desenvolvida pela Embrapa Trigo (RS), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, entre em contato com o escritório de Passo Fundo (RS) da Embrapa Produtos e Mercado: 54 3311-3666 ou spm.epfb@embrapa.br.

Milheto BRS 1503, desenvolvido pela Embrapa, é uma excelente opção para cobertura do solo. Foto: Divulgação Embrapa

BRS 3046

O novo híbrido de milho lançado pela Embrapa, o BRS 3046 (veja o vídeo abaixo ou acesse https://youtu.be/2sthvcLIDDw), foi desenvolvido para atender as demandas de produção de milho verde. O pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho, da Embrapa Milho e Sorgo, ressalta que foram feitos vários trabalhos de seleção e testes para se chegar ao material, que apresenta as características exigidas pelo mercado consumidor.

O híbrido tem boa produtividade de espigas verdes, bom empalhamento e uma janela de colheita em torno de cinco dias. O BRS 3046 se apresenta como uma ótima opção, tanto para consumo de milho verde in natura como para a fabricação de produtos de pamonharia.

SORGO 658

sorgo BRS 658, híbrido para a produção de silagem, apresenta alta resistência à seca e baixo custo de produção, com alta qualidade de forragem e produtividade média de 50 toneladas por hectare de massa verde. As novas cultivares são resultado de um trabalho de pesquisa de 10 anos, em média.

Nova cultivar de sorgo forrageiro, a BRS 658 apresenta alta resistência à seca e baixo custo de produção. Foto: Sandra Brito/Divulgação Embrapa

“São avaliados aspectos como produção, produtividade e resistência a pragas e doenças em diversos ambientes e biomas”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Avelino Santos Rodrigues, um dos responsáveis pelo lançamento da cultivar de sorgo forrageiro.

Acompanhe as últimas notícias sobre o Show Rural Coopavel 2018 em www.showrural.com.br/ e no Portal Embrapa: www.embrapa.br.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo com edição d’A Lavoura

Compartilhe nas redes sociais!