Revista A Lavoura destaca lançamento do app ‘De Olho no Café’ da Abic

26/09/2017|

App “De Olho no Café” permite que o consumidor verifique pelo celular, em tempo real, as certificações que cada marca possui e conferidas pela instituição. Foto: Divulgação Abic

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) acaba de lançar, oficialmente, o aplicativo “De Olho no Café”, que permitirá ao consumidor verificar pelo celular, em tempo real, as certificações que cada marca possui e conferidas pela instituição.

Desenvolvido pelo Instituto Totum, agência responsável pelo gerenciamento dos programas da Abic, o aplicativo é fornecido gratuitamente aos usuários de celular smarthpone (tanto na versão Android quanto para iPhone), no Google Play e App Store.

A utilização do aplicativo é bastante intuitiva e simples: após sua instalação no celular, basta ao consumidor abri-lo e escanear o produto de duas formas: pelo código de barras da embalagem, através de um leitor da câmera, ou digitando o código de barras da embalagem pelo teclado do celular.

A partir da captação do código de barras pelo app, o consumidor verá na tela uma mensagem imediata, informando se o produto é certificado ou não pela Abic, com uma mensagem adicional “Café certificado sempre vai bem”, em linha com a campanha de marketing da entidade.

AVALIAÇÃO

Além de verificar se a marca é certificada ou não, o consumidor também poderá avaliar os cafés (em uma escala de até cinco estrelas), podendo enviar, inclusive, comentários e opiniões sobre o produto. Esses dados serão compilados e informados às respectivas empresas associadas por meio de relatórios periódicos.

Por meio desse aplicativo, também será possível qualquer consumidor informar sobre os produtos não certificados, que estejam estampando o selo de forma indevida. Isso significa que se o consumidor escaneia um produto e recebe a mensagem de que ele não é certificado, e observa que ainda assim possui algum selo na embalagem, poderá enviar essa informação à Abic.

A instituição, por sua vez, vai checar essa informação em tempo real, tornando mais ágeis os processos de investigação, por uso indevido da certificação.

DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Com o lançamento do aplicativo e a premiação das Melhores da Qualidade 2017, que também foi realizada nesta terça, 26 de setembro, a Abic abre as comemorações em torno do Dia Mundial do Café, celebrado em primeiro de outubro.

A data foi criada em 2015, pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de promover a cultura e a tradição histórica do grão em todos os países produtores e consumidores.

Fonte: Abic com edição d’A Lavoura