Queijos gourmet continuam em alta mesmo com crise no Brasil

Consumidores de alimentos gourmet, como os queijos finos, possuem mais informações, são mais exigentes e buscam experiências diferenciadas de paladar. Foto: Divulgação

O consumo de alimentos gourmet tem crescido no Brasil, apesar da crise econômica, porque “muitos brasileiros, que ascenderam de classe social, não deixaram de ‘curtir’ alguns produtos e serviços que conferem prazer e luxo ao cotidiano”. “Dentre eles estão os alimentos ‘finos’, como é o caso dos queijos gourmet, que possui inúmeras linhas de produtos”, relata Camila Meneghetti, que trabalha há cinco anos como analista de Inteligência Competitiva do Serviço de Inteligência Setorial, que integra o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SIS/Sebrae).

O atual cenário da produção de queijos finos é um novo nicho de mercado, principalmente para pequenos produtores da cadeia de leite, segundo aponta um dos mais recentes relatórios da instituição sobre o tema: “Derivados Gourmet” (veja em ow.ly/lPHm3037Wuq).

De acordo com o documento, “uma pesquisa da empresa Dunnhumby identificou um comportamento comum a todas as classes sociais durante a crise: a tendência de poupar mais em produtos básicos para manter os luxos do dia a dia, como comer bons pratos e apreciar queijos gourmet”.

Para o comércio interno ou exportação de queijos goumert – com destaque para brie, gorgonzola, camembert e roquefort –, “o que mais importa, inicialmente, é que o lugar de criação do gado leiteiro e o espaço de manejo do leite apresentem características ideais como, por exemplo, que o animal possua uma boa alimentação, entre outros aspectos produtivos, como higiene do local e composição do próprio queijo”, orienta Camila.

 

“o que mais importa, inicialmente, é que o lugar de criação do gado leiteiro e o espaço de manejo do leite apresentem características ideais como, por exemplo, que o animal possua uma boa alimentação, entre outros aspectos produtivos, como higiene do local e composição do próprio queijo”, orienta Camila Menegheti, analista do SIS/Sebrae. Foto: Divulgação
“O que mais importa, inicialmente, é que o lugar de criação do gado leiteiro e o espaço de manejo do leite apresentem características ideais”, orienta Camila Menegheti, analista do SIS/Sebrae. Foto: Divulgação

Em sua opinião, “os consumidores de alimentos gourmet possuem mais informações, são mais exigentes e buscam experiências diferenciadas de paladar”. “Portanto, a marca deve investir em uma comunicação que reforce estes aspectos e comprove que, mesmo investindo mais no produto gourmet, o custo-benefício, pensando em saúde e bem-estar do corpo, é muito maior que optar por um produto tradicional.”

 

Fonte: SIS/Sebrae
Fonte: SIS/Sebrae

OUTROS DERIVADOS DO LEITE

Segundo o mesmo relatório, além dos queijos, existem alguns derivados do leite com diferenciais em sua composição que os caracterizam como gourmet. Os principais são o próprio leite (algumas marcas já produzem esta bebida com baixo teor de açúcar, alto teor de proteína e nenhuma lactose); o creme de leite (em geral, o que difere o gourmet do tradicional é o teor de gordura 30% menor, garantido pelo processo de fabricação e pela diferença na gramatura da embalagem); entre outros produtos lácteos.

O requeijão gourmet, por exemplo, que geralmente é vendido para uso culinário, traz uma textura mais firme e consistente, favorecendo sua utilização em receitas. Também é comercializado com variações de sabor e ingredientes adicionados para oferecer mais possibilidades na cozinha, como os sabores cheddar e quatro queijos, aponta o  relatório do SIS/Sebrae.

Já os iogurtes gourmet são facilmente encontrados no mercado, pois atendem àqueles consumidores que buscam alimentos leves, saudáveis e frescos. Esses produtos apresentam maior cremosidade, sabores e toques artesanais também focados no mercado de culinária. “Além disto, possuem mais proteínas e cálcio do que um iogurte convencional”, informa o documento.

As manteigas gourmet, por sua vez, podem ser produzidas com leite de cabra e de ovelha, que dão um sabor mais acentuado ao produto.

 

EVENTO

De acordo com o SIS/Sebrae, a produção de derivados gourmet será uma das principais tendências de alimentos definidas pelo Brasil Food Trends 2020, que destacará a importância da sensorialidade e do prazer para os consumidores. A dica de Camila Meneghetti, analista de Inteligência Competitiva da instituição, é procurar conhecer produtos de alto padrão, a forma de exposição e o público consumidor, para alcançar êxito no negócio.

Os interessados terão esta oportunidade, em breve, participando do evento SC Gourmet, que ocorre todos os anos. Em 2016, ele será realizado no município de Blumenau (SC), entre os dias 25 e 27 de agosto, na Vila Germânica.

 

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Para a capacitação de profissionais na produção de queijos gourmet, entre outros produtos derivados do leite, Camila orienta produtores e empresários a buscarem apoio nas associações (Senac, Senar, Abiq, etc.), sindicatos rurais e cooperativas do setor de lácteos, com o objetivo principal de “fortalecer a cadeia produtiva, obtendo vantagens em negociações, por atuarem em maior escala”.

 

Por equipe SNA/RJ

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