Participe do II Workshop Brasileiro FLV IV GAMA e veja as oportunidades de negócios

MKT_IIWorkshop_Novo2

Somente um quarto dos brasileiros (24,1%) da população consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 400 gramas por dia.  Esse consumo ainda é menor entre os homens 19,3% e de 28,2% entre as mulheres. Estes dados por si só demonstram o grande potencial do mercado de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) no País, que cresce de 15 a 20% ao ano.

O setor que compreende os vegetais da IV Gama desponta, atualmente, como um dos mais promissores da cadeia alimentar, uma vez que oferece, como poucos, variados benefícios tanto ao consumidor final quanto à empresa prestadora de serviços de alimentação e, mesmo à indústria global de alimentos.

O fato dessa cadeia diminuir o serviço de preparo dos vegetais, oferecendo-os cortados, higienizados, e embalados de tal forma a suportarem períodos longos de vida de prateleira, converte-os em opção das mais práticas e saudáveis, permitindo ao consumidor dispor de produtos seguros, agradáveis, de elevada qualidade sanitária, em porções ideais para indivíduos ou famílias, aptos ao consumo imediato ou quase imediato e, dessa forma contribuir para uma alimentação saudável e inteligente.

Solucionados os gargalos que tolhem o consumo mais amplo destes alimentos, é certa para os próximos anos a expansão das cadeias de vegetais semi-prontos, sendo esperado, também, que tal evolução provoque um ajuste nos preços, tornando esses alimentos mais baratos e acessíveis aos consumidores.

E por que investir neste setor:

  •  Ao Produtor Rural abre-se uma grande oportunidade de migrar da produção primária (in natura) para o FLV IV Gama (minimamente processados) operado com alta tecnologia e inovação e agregar valor econômico e social
  • O crescimento constante da alimentação fora do lar demanda cada vez mais alimentos saudáveis, seguros, sustentáveis e que ofereçam praticidade.
  • Rápidas transformações sociais nas famílias, consumidores mais conscientes buscam alimentos que sejam saudáveis e práticos numa cozinha artesanal, mais produtiva e de finalização

Os segmentos do Food Service (alimentação fora do lar) que demandam o uso do FLV IV GAMA:

  • Indústria do Catering aéreo e marítimo;
  •  Redes de Fast Food, principalmente nas praças de alimentação dos shopping centers, aeroportos, rodoviárias, lojas de conveniência dos postos de combustíveis dentre outros, onde pequenos espaços exigem alimentos seguros para cozinhas de finalização bem como os food trucks, uma tendência nacional nas comidas de ruas
  •  Cozinhas profissionais
  • Restaurantes coletivos em regiões remotas e com perfil de risco para manipulação, como plataformas de petróleo, refeições transportadas,
  • Restaurantes comerciais, hospitais, hotéis, alimentação escolar pública e privada, e também no segmento de alimentação escolar onde se operam com grandes volumes de refeições diariamente, entre outros.

Os números de FLV IV GAMA no mundo

Em 2008 o consumo de “Fresh Cut” na Espanha foi de 62.681 toneladas, sendo 61.593 toneladas de hortaliças e 1.088 toneladas de frutas, sendo 79% destinada ao consumidor final e 21% destinada ao mercado institucional (fast food, restaurantes, hotéis, dentre outros). O Reino Unido é o maior mercado consumidor desses produtos, na sequência estão França e Itália. Os Estados Unidos são o maior consumidor de frutas minimamente processadas, com venda anual destes itens na faixa de US$ 8 milhões a US$ 10 milhões, segundo a International Fresh-Cut Produce Association.
O Brasil ainda não dispõe de regulamentações harmonizadas para a cadeia produtiva FLV IV Gama, fator que gera interpretações variadas, ambiente seguro para o investidor e insegurança ao consumidor.

Os desafios e a regulamentação do setor

Os gargalos logísticos, as tecnologias aplicadas no processamento, a qualificação profissional, a regulamentação pela ANVISA, linha de créditos, isenções tributárias considerando os benefícios à saúde pública e a oferta de alimentos seguros para o consumidor estão na pauta de discussões do II Workshop FLV IV Gama-A Solução para Uma Alimentação Saudável.
Participe e faça a diferença num setor que retrata o Alimento do presente e do Futuro!!
Visite o site www.flvsolucao.com.br e veja como participar.

Serviço:

II Workshop FLV IV Gama: “A Solução para uma Alimentação Saudável”
Data: 4 a 6 de agosto de 2015
Horário: das 9:30 às 18hs
Local: WZ Hotel Jardins/SP
Endereço: Av. Rebouças 900.

Visite o site do II workshop FLV IV Gama, veja a programação completa e faça sua inscrição: www.flvsolucao.com.br

Realização: VegQuality www.vegquality.com.br

Apoios Institucionais:

IBRAF, Abcesem, APAN, SINESP, FEBRAN – Federação Interestadual dos Nutricionistas, Revista Higiene Alimentar, CRN-3, CRN-5, Instituto Biológico, APTA- Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Aregala Brasil, CNTU- Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados , São Paulo Convention & Visitors Bureau, CDL, CNTur, ABRESI e ABERC- Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas.

 

Fonte: JM- Gestão de Imprensa & Comunicação com Equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp