Orgânicos na SNA

Com apoio do Sebrae/RJ e do Sebrae Nacional, a Sociedade Nacional de Agricultura desenvolveu o projeto CIO (Centro de Inteligência em Orgânicos), que propõe fortalecer a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos no Brasil. Com ênfase em identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação de informações estratégicas para sistemas orgânicos de produção, o CI Orgânicos aprimora a qualidade, produtividade e competitividade dos produtores e demais integrantes do sistema de produção orgânica.

Estabelecer contatos e parcerias com centros educacionais e de pesquisa, criar, manter um banco de dados com informações inerentes aos sistemas orgânicos de produção, realizar estudos, análises a respeito desse assunto, promover ações de marketing e eventos; além de capacitar, orientar os produtores por meio de cursos, materiais didáticos, etc, são algumas das funções do Centro de inteligência em Orgânicos.

Notícias CI Orgânicos

O projeto OrganicsNet (Rede Comunitária para Acesso ao Mercado pelos Produtores Orgânicos), elaborado pela SNA (Sociedade Nacional de Agricultura) com o apoio do Sebrae, tem como objetivo estimular a cadeia de produção orgânica através de uma plataforma cuja base é a Internet.  Implantado em março de 2008, o projeto apoia os pequenos e médios produtores, dando visibilidade aos seus negócios, conhecimento sobre demandas de consumidores e mercados, acesso a ferramentas que facilitam a gestão de seus empreendimentos, além de incentivos à integração e troca de informações. Com 33 empresas participantes e atendendo aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, o projeto está em franca expansão.

O OrganicsNet é um ponto de convergência entre produtores e empresas, que de forma dinâmica e econômica têm oportunidade de oferecer seus produtos e conhecer novos parceiros. Promover o incremento da produção orgânica e seu ingresso em mercados sofisticados, são algumas metas do projeto.