Notícias

 

Deputado Nilson Leitão assume presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou na terça-feira (14), em Brasília, a solenidade de posse de sua nova diretoria. O presidente eleito da entidade é o deputado federal Nilson Leitão, que passa a ocupar o cargo exercido pelo deputado Marcos Montes. Na abertura da cerimônia, o presidente da República, Michel Temer, reconheceu o potencial do agronegócio brasileiro.“Quando nós, no governo, dizemos que o Brasil tem rumo, a primeira direção para a qual olho é, exatamente, a agricultura, o agronegócio.”

 

RJ sediará 1ª Rio Money Fair, uma iniciativa inédita do Instituto Ibmec

Reunir todos os agentes da economia do país, com o objetivo de apresentar alternativas de aplicação e captação de dinheiro, por meio de instrumentos do mercado de capitais, financeiro, previdenciário e segurador. Este será o foco da 1ª Rio Money Fair – A Feira do Dinheiro, uma iniciativa inédita do Instituto Ibmec Mercado de Capitais. O encontro será realizado nos dias nove e dez de maio, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, no centro do Rio de Janeiro. O agronegócio também será alvo de debate, durante o evento.

 

Conselho do Agro debate estratégias de comunicação para agricultura e pecuária

A quarta reunião do Conselho do Agro, realizada na terça-feira (14) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, destacou, entre outros assuntos, a importância da comunicação para os setores da agricultura e da pecuária.
Na ocasião, convidados apresentaram aos representantes das entidades que compõem o Conselho um panorama da comunicação do agro na grande imprensa e nas mídias sociais. O objetivo é unificar a linguagem das instituições do setor e definir estratégias de comunicação.

 

SNA avalia: agricultores contratam 43% dos recursos para custeio da safra

Médios e grandes produtores rurais do Brasil já contrataram R$ 79,45 bilhões para custear a atual safra. A quantia se refere aos recursos destinados a esse fim, de um total de R$ 183,85 bilhões previstos no orçamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2016/17, mais conhecido como Plano Safra. Os dados, que equivalem a julho de 2016 a janeiro deste ano, são do Ministério da Agricultura. “O desempenho está melhor que o observado em 2016, embora ainda seja insuficiente”, avalia o diretor da SNA Fernando Pimentel.

 

Programa de Melhoramento Genético do Girolando incluirá avaliação genômica

Incorporar a seleção genômica nas avaliações do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando e promover ações para elevar o número de animais do Controle Leiteiro e do Teste de Progênie são as principais metas da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, para este ano. O anúncio foi feito pelo novo presidente, Luiz Carlos Rodrigues. Em 2017, a ABCG comemora 20 anos do Teste de Progênie, prova zootécnica para avaliar a qualidade dos touros que têm o sêmen distribuído aos pecuaristas, sem custos.

 

Queijeiros ainda reivindicam marco regulatório específico para produto artesanal

A legislação brasileira vem sendo apontada por produtores e instituições representativas do agronegócio como um dos principais entraves para o crescimento da produção de queijo artesanal no país. Criada nos anos 50, a lei foi implantada para reger somente a produção das indústrias de grande porte. É o que destaca o superintendente técnico da Faemg Altino Rodrigues Neto. “Naquela época, não se pensava na existência da agricultura familiar, que faria posteriormente o queijo artesanal de leite cru.”

 

Saída dos EUA do Tratado Transpacífico deve beneficiar Brasil, analisam especialistas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto, no dia 23 de janeiro, retirando formalmente seu país do Tratado Transpacífico (TPP), que foi criado em 2015, mas não implementado ainda. “A saída dos EUA do TPP poderá ser benéfica para o Brasil”, comenta Marcio Sette Fortes, diretor da SNA. Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro acredita que tal decisão deve favorecer as exportações de commodities agrícolas do agronegócio brasileiro.

 

Observatório da Criminalidade no Campo irá traçar mapa da violência no meio rural

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil acaba de criar o “Observatório da Criminalidade no Campo”, por meio do Instituto CNA, com o intuito de traçar o mapa da violência na zona rural. “Já confirmamos nossas suspeitas de que a situação de insegurança no campo e o aumento dos casos de crimes, como roubos e furtos a propriedades, estão colocando os produtores rurais brasileiros em estado de apreensão e medo”, afirma o secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, em entrevista à equipe SNA/RJ.

 

Ministro da Agricultura destaca prioridades do agro durante encontro na Fiesp

Incentivar os agricultores e os agroindustriais a aumentar sua produção e produtividade e criar métodos de aproximação, de forma a criar um ambiente favorável aos negócios, é uma das prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A afirmação do ministro da pasta, Blairo Maggi, foi feita na segunda-feira, 6 de fevereiro, em São Paulo, durante o evento de comemoração dos dez anos de criação do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Cosag/Fiesp).

 

Intolerância à lactose: cadeia leiteira precisa se adaptar a novos mercados

Praticamente três entre quatro pessoas em todo o mundo, o que significa algo em torno de 75%, sofrem algum tipo de intolerância ao leite e seus derivados, conforme estimativas globais. No Brasil, uma pesquisa da Unicamp aponta que, pelo menos, 40% da população sentem algum tipo de desconforto ou problema digestivo ao ingerir produtos lácteos em geral. Diante do cenário, produtores rurais e agroindústrias voltadas à cadeia leiteira precisam se adaptar à realidade dos novos mercados consumidores.

 

Raça Senepol pode reforçar produção da pecuária sustentável no país

A raça Senepol, que chegou há 17 anos no Brasil, vem ocupando espaço crescente no rebanho nacional, o que pode contribuir, e muito, com a pecuária sustentável. Para ter uma ideia do avanço desse “gado vermelho”, originário das Ilhas Virgens (Saint Croix, no Caribe) e indicado para o cruzamento industrial, o total de animais registrados pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) alcançou 55.892 de cabeças em 2016, um aumento de 27% em comparação ao ano anterior.

 

Revisões das estimativas da soja apontam para recorde de até 107 milhões de toneladas

Consultorias ligadas ao setor agrícola têm revisado seus números em relação à colheita de soja no Brasil. Algumas prevêem volume recorde que deverá superar 105 milhões de toneladas, podendo até mesmo alcançar 107 milhões. Mas para a AgroSecurity, por exemplo, a colheita deve atingir um número um pouco inferior, em torno de 103 milhões de toneladas. Já o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em seu relatório de janeiro, estimou a produção brasileira em 104 milhões de toneladas.

 

SNA 120 anos: novos membros na Academia Nacional de Agricultura

Cinco novos representantes do setor agropecuário brasileiro tomaram posse na Academia Nacional de Agricultura, durante solenidade realizada em comemoração aos 120 anos da SNA, na segunda-feira (23), na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Os novos membros são Alberto Werneck Figueiredo, diretor da SNA; Cesário Ramalho, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho); Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação de Proteína Animal (ABPA); Maurílio Biagi Filho, vice-presidente da SNA; e o empresário Ronald Levinsohn.

 

Fagram/SNA oferece cursos em Gestão do Agronegócio e Comércio Exterior

O agronegócio é o setor que mais cresce na economia brasileira, respondendo por 46% das exportações totais do país. E suas perspectivas para os próximos anos são muito promissoras. Com o objetivo de formar profissionais capacitados a trabalhar nessas áreas, a Faculdade de Ciências Agroambientais (Fagram), da SNA, lança em 2017 os cursos de graduação tecnológica em Gestão do Agronegócio e Comércio Exterior, que serão ministrados em seu campus educacional e ambiental, no Rio.

 

SNA avalia produção mundial de ração, que supera um bilhão de toneladas e bate recorde

A produção global de ração bateu recorde de 1,032 bilhão de toneladas em 2016, registrando um aumento de 3,7% em relação às 995,6 milhões de toneladas do ano anterior. A informação é da Alltech, líder mundial no setor de saúde e nutrição animal. O avanço foi o maior observado até o momento, desde a primeira pesquisa realizada pela empresa americana, em 2011. A partir daí até o ano passado, segundo o levantamento, o aumento da produção foi de 19%, totalizando 161 milhões de toneladas e alta de 2,95% ao ano.

 

‘Falta mais transparência à cadeia produtiva’, diz coordenadora do CI Orgânicos

A inexistência de dados estatísticos oficiais sobre o mercado de produção e comercialização de alimentos orgânicos, no Brasil, volta a ser alvo de críticas. “Ainda falta mais transparência à cadeia produtiva”, comenta Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, da SNA. Ela cita poucas iniciativas positivas, como o cadastro de produtores de orgânicos do Ministério da Agricultura, e a criação de um banco de dados da produção, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), em São Paulo.

 

Ovinos precoces: gordura pode trazer benefícios para saúde, indica estudo

O estudo “Avaliação de raças brasileiras Morada Nova e Santa Inês e seu cruzamento com carneiro da raça Dorper para produção de cordeiros para abate super precoce”, produzido por iniciativa do Instituto de Zootecnia (IZ) em parceria o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/Esalq/USP), revela que a gordura da carne de cordeiros super precoces de raças brasileiras é benéfica para a saúde humana. “Para se ter uma ideia, o percentual de ácidos graxos totais oleicos foi de 40%”, informa Mauro Bueno, pesquisador do IZ.

 

Especialistas em agro analisam perspectivas para o setor na próxima década

O desempenho do agronegócio brasileiro, na próxima década, deve ser melhor que a média no restante do mundo, para commodities agrícolas importantes: soja, milho, açúcar e carnes (bovina, suína e frango). Apesar do otimismo, a taxa de crescimento apresentada pelo setor, nos últimos dez anos, no que diz respeito à produção e às exportações das principais culturas, não deve se repetir no período indicado. A conclusão é do “Outlook Fiesp 2026 – Projeções para o Agronegócio Brasileiro”, elaborado pelo Departamento de Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

 

IEA cria banco de dados sobre produção e preços de alimentos orgânicos

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), com o intuito de ampliar sua linha de pesquisas em 2017, oferecerá o acompanhamento periódico de preços da produção de orgânicos, por meio de um banco de dados. A iniciativa também incluirá estatísticas da agricultura familiar. “Esse levantamento tem como objetivo ressaltar as características dos produtores familiares, que são responsáveis por quase 80% de toda a produção agropecuária do Estado de São Paulo”, destaca o diretor técnico do IEA, Celso Luiz Rodrigues Vegro.

 

Conab pretende vender armazéns públicos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou um estudo para identificar o número de armazéns públicos, desativados ou ociosos, que deverão ser vendidos em 2017. Com a iniciativa, a intenção do órgão público é cortar gastos com a manutenção de estruturas sem aproveitamento. Vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco acredita que a Companhia deverá adotar o uso de armazéns privados em parte do país. “A Conab tem um projeto de se desfazer de armazéns, e pretende diminuir sua rede. Só deverão ser mantidas as unidades onde não há redes privadas.”

 

Fagram lança novos cursos de Gestão do Agronegócio e Comércio Exterior

Quem se especializa na área tecnológica encontra um mercado cada vez mais aquecido, oferecendo diversas oportunidades de inserção. Acompanhando as atuais tendências, a Faculdade de Ciências Agro-Ambientais (Fagram), da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), está lançando novos cursos presenciais de gestão em Agronegócio e Comércio Exterior. Outra opção é o tradicional curso de bacharelado em Zootecnia, pelo qual os estudantes adquirem experiência prática para que possam solucionar questões relativas à organização da produção animal. As inscrições para todos os cursos já estão abertas.

 

Retrospectiva 2016: Brasil colhe a maior safra de café de sua história

O Brasil colheu a maior safra de café de sua história, em 2016: foram 51,3 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado do tipo arábica e conilon, em comparação às 43,2 milhões de sacas colhidas no ano anterior, totalizando um aumento de 18,8%. O resultado supera, inclusive, o recorde anterior que foi registrado em 2014 (50,8 milhões). As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras de arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade, favoreceram as lavouras e a produtividade na maioria dos Estados. Segundo a Conab, a área plantada caiu 1,1% na mesma comparação, somando 2,2 milhões de hectares.

 

Casos de influenza aviária em outros países acendem alerta no Brasil

Preocupadas com os registros de casos de Influenza Aviária nos últimos três meses, em 33 países – especialmente o Chile, que divulgou o problema na 1ª semana de janeiro –, as agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango e empresas produtoras do segmento de ovos decidiram suspender, por 30 dias, as visitas de todos os clientes e fornecedores, incluindo o Brasil, às suas estruturas físicas, principalmente, onde são mantidas as aves vivas. A suspensão está valendo desde terça-feira, dez de janeiro. Também conhecida como gripe aviária, a IA é uma doença altamente contagiosa.

 

Excesso de calor pode afetar reprodução do gado de corte e de leite

O calor excessivo durante o verão, atual estação no Brasil, vem causando bastante desconforto tanto nos seres humanos quanto animais. É importante saber que a ambiência na produção de bovinos, por exemplo, frente às alterações do clima em todo o planeta, requer cuidados preventivos por parte do produtor rural. E uma das situações que pode afetar a reprodução do gado de corte e de leite é a exposição às altas temperaturas e à radiação solar intensa, que podem afetar a fertilidade das fêmeas. Neste caso, o ideal é associar a produção bovina com o plantio de árvores, por meio do sistema ILPF.

 

Milho safrinha: produção deve crescer 47,2% em 2017

A área de milho segunda safra (a safrinha) deve somar 11 milhões de hectares e a produção pode chegar a 59,9 milhões de toneladas, podendo resultar em um aumento de 5,1% e 47,2%, respectivamente, em 2017 na comparação com o ano passado. “Os números foram calculados tomando por base a tendência de produtividade e a previsão da área a ser plantada e, caso se confirmem, a segunda safra será recorde”, salienta o engenheiro agrônomo Adriano Gomes Bueno, analista da AgRural. Segundo a Conab, a safrinha ganhou destaque a partir da safra 2011/12, superando, pela primeira vez, a produção do milho primeira safra.

 

Crescimento populacional, urbanização e clima são ameaças sanitárias no campo

O crescimento da população e o aumento da urbanização estão relacionados ao surgimento de doenças emergentes e re-emergentes no meio rural. De acordo com a Embrapa, 75% dessas doenças são zoonoses, ou seja, elas podem ser transmitidas do homem para o animal e vice-versa. Também são apontadas como fatores de riscos as frequentes mudanças do clima, as alterações nas práticas de manejo em criações de animais, a aquisição de fatores de virulência e a adaptação dos patógenos a outras espécies, conforme destaca a chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, a pesquisadora e médica veterinária Janice Zanella.

 

‘Estrangeiros bem-vindos’: artigo de Antonio Alvarenga para O Globo

Em recente artigo publicado no jornal O Globo, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga defende a liberação da venda de terras brasileiras para estrangeiros. Segundo ele, a questão deve ser incluída “na atual pauta de reformas modernizantes” do governo. Alvarenga defende ainda uma atualização das normas legais relacionadas ao tema. “A liberação dos atuais impedimentos ensejará um grande fluxo de investimentos para o país, na medida em que a participação do capital internacional também irá abranger toda a cadeia produtiva do setor, movimentando os demais segmentos da economia”.

 

Agropecuária é destaque na oferta de empregos formais, mostra estudo do IEA

Mesmo com a queda nos postos de trabalhos formais, em decorrência da crise política e econômica brasileira nos últimos anos, a agropecuária aumentou em 0,9% a oferta de empregos com carteira assinada em 2015, sendo o único setor a apresentar resultado positivo no período. Esta foi a conclusão de um estudo do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulgado no dia dois de janeiro de 2017. A base do levantamento foi a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, veiculada em setembro de 2016.

 

Produção orgânica mais que dobra em três anos no Brasil

A área de produção orgânica no país, em 2017, deve passar da marca dos 750 mil hectares registrados no ano passado. Segundo a Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esse tipo de cultivo no campo já é encontrado em 22,5% dos municípios brasileiros. E a perspectiva é ainda maior para este ano que se inicia. Dados da Coagre indicam que houve um salto de 6.700 mil unidades, em 2013, para aproximadamente 15.700, em 2016, ou seja, mais que o dobro de crescimento em três anos.

 

Retrospectiva 2016: diretor da SNA, Fernando Pimentel avalia seguro e financiamento rural

O governo garantiu o pagamento de mais de 90% das apólices do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), contratadas em 2016, segundo anuncia a Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O valor das operações é de cerca de R$ 370 milhões, de acordo com os cálculos do próprio órgão. “Antecipamos, inclusive, parcelas com vencimentos previstos para o 1º trimestre de 2017”, informou o secretário da SPA, Neri Geller. Diretor da SNA, Fernando Pimentel analisa o cenário em 2016 e as perspectivas para o setor neste novo ano.

 

Boletim semanal de notícias da SNA por e-mail.

Cadastre-se para receber o boletim

Veja as últimas edições

 

Clipping com notícias da SNA divulgadas em outros veículos de mídia.

Veja o SNA na mídia

 

Mais Notícias

SNA homenageia Globo por campanha ‘Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo’

A campanha “Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo” desenvolvida pela Rede Globo, visando à valorização do agronegócio brasileiro, recebeu uma homenagem da Sociedade Nacional de …
Leia mais

Maior estudo do solo brasileiro começa em março

O pesquisador Maurício Rizzato anunciou hoje, na sede da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), o início, em março, da elaboração do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos). …
Leia mais

Produtividade da soja em MT e MS supera expectativas

Quase 50% da área destinada à soja verão já foi colhida em Mato Grosso. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 25%. No vizinho Mato …
Leia mais

Terceiro leilão de café do ano oferta mais nove mil toneladas do produto

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai colocar a venda mais nove mil toneladas de café arábica em grão na próxima quinta-feira (23). O produto está armazenado em …
Leia mais

Conselho Nacional do Café: balanço semanal – 13 a 17 de fevereiro

Reforma trabalhista # A proposta no campo A necessidade de ampla reforma trabalhista é um tema que está diretamente ligado à cafeicultura brasileira, tendo em vista que grande …
Leia mais

Produtores de milho dos Estados Unidos temem disputa com América do Sul por mercado mexicano

As tentativas do México de diversificar seus fornecedores de milho podem ameaçar um mercado crucial para produtores dos Estados Unidos, que estão cada vez mais dependentes de exportações …
Leia mais

CTNBio aprova milhos transgênicos Dow e Syngenta

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou milho geneticamente modificado da Dow AgroSciences Sementes & Biotecnologia Brasil. O cereal contém os eventos MON89034 X TC1507 X NK603 …
Leia mais

Agronegócio emprega 19 milhões de pessoas ocupadas

Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, revelou que atualmente chega a 19 milhões o número de pessoas ocupadas no agronegócio brasileiro, com …
Leia mais

Difícil de detectar, vírus da gripe aviária na China pode estar mais disseminado

As taxas de infecção por gripe aviária nas fazendas de criação de aves da China podem ser bem maiores do que se pensava anteriormente, porque uma cepa do …
Leia mais

Governo vai autorizar venda de terras para estrangeiros

Em entrevista ao canal GloboNews, na quarta-feira (15), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o governo pretende liberar nos próximos 30 dias a venda de terras …
Leia mais

Indicadores Cepea: frango, suínos e citros

Frango: preços sobem, mas retração no consumo limita altas Os preços do frango vivo e da carne tiveram novas altas nos últimos dias, mas a típica retração do …
Leia mais

Chuva coloca em xeque produção recorde de 30.4 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso

A produção recorde de 30.4 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso pode estar em xeque. Além dos ataques de pragas, como a mosca branca e a …
Leia mais

Camex deverá liberar entrada no Brasil de algodão com tarifa zero

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex), órgão vinculado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), autorizou na quarta-feira (15) a importação de até 75 mil toneladas de fibras de …
Leia mais

Colheita do milho atinge 38% da área no Rio Grande do Sul, e soja chega a 5%

A colheita do milho registrou um pequeno avanço de 3% no Rio Grande do Sul e atingiu 38% da área cultivada, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar, órgão de assistência …
Leia mais

Safras & Mercado: comercialização da safra 2016/17 de café do Brasil atinge 81%

A comercialização da safra 2016/17 (julho/junho) de café do Brasil chegou a 81% até o dia 13 de fevereiro, segundo a consultoria Safras & Mercado. Esse número mostra …
Leia mais

Boi gordo: pressão de baixa existe, mas a força para alterar os preços já não é a mesma

Embora a pressão de baixa ainda exista, a força para alterar os preços já não é a mesma das semanas anteriores. Nada mudou em termos de conjuntura. A …
Leia mais

Suíno vivo: frigoríficos fazem reajuste diante da baixa oferta de animais

Os preços do suíno vivo no mercado independente estão registrando altas atípicas neste início de ano. O motivo é a redução na disponibilidade de matérias primas. Mas, essas …
Leia mais

Frango vivo: após altas, mercado fecha estável nesta 5ª feira

Os preços do frango vivo registraram ligeira recuperação na semana passada em grande parte das praças brasileiras. As valorizações aliadas à queda nos preços do milho garantiram melhora …
Leia mais

Pesquisa da Embrapa mostra que a produção de cana é mais limpa do que se imagina

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou estudo que mostra que a produção da cana-de-açúcar no Brasil é mais limpa do que se imaginava. A pesquisa mostra …
Leia mais

Produtores antecipam compras de insumo para o milho safrinha

Em janeiro, os produtores receberam 2.63 milhões de toneladas do insumo, contra 2.13 milhões um ano antes, segundo levantamento da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). Ainda …
Leia mais

No RS, clima favorece culturas e agricultores mantêm boas expectativas de produção

O aspecto geral das lavouras de soja é ótimo, favorecido pelas chuvas regulares, temperaturas elevadas e intensa radiação solar. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os …
Leia mais

USDA: EUA já comprometeu 92% de toda a soja estimada para exportação da safra 2016/17

Na semana encerrada em 9 de fevereiro, as vendas norte-americanas da soja foram de 1.097.400 toneladas e superaram as expectativas do mercado que eram de 550.000 a 900.000 …
Leia mais

Por que realizar o exame andrológico?

A importância do exame andrológico está no impacto direto que os reprodutores têm sobre a fertilidade do rebanho. Um touro infértil pode representar a perda de 25 a …
Leia mais

Milho: poder de compra do frango ainda não se recuperou

Após atingir seu pico de preços em maio de 2016, nos últimos nove meses o milho vem apresentando preços declinantes. Encerrou a primeira quinzena de fevereiro negociado, em …
Leia mais

Agroceres avalia situação favorável para o mercado de suínos com alta produção de milho e soja

Ao contrário do ano passado, o cenário dos custos de produção se desenha mais favorável à cadeia de proteínas animais, já que as expectativas são de preços bastante …
Leia mais

Importação de fertilizantes aumenta 190% em um ano

O volume de fertilizantes importado pelo Brasil no último mês janeiro foi de 2.35 milhões de toneladas, de acordo com informação do Portal GlobalFert. O resultado representa um aumento …
Leia mais

Rentabilidade e inovação pautam a grade científica do 11º Congresso Brasileiro do Algodão

Aumentar a produtividade e reduzir os custos nas lavouras de algodão são dois dos grandes desafios da atualidade para os cotonicultores do Brasil. O binômio será a linha-mestra …
Leia mais

Importações de café pelo Brasil: uma medida que segue na contramão da história

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cogitou a possibilidade de importação do café conilon e encaminhou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) o pedido de …
Leia mais

Suínos/Cepea: preço da carne atinge recorde nominal

As cotações da carne suína atingiram, nessa quarta-feira, 15 de fevereiro, recorde nominal, com a carcaça especial fechando a R$ 7,99/kg no atacado da Grande São Paulo – …
Leia mais

Boi/Cepea: vendas desaquecidas de carne limitam compras de boi

Diferente do esperado, a demanda por carne bovina não se aqueceu com o recebimento dos salários e as vendas no atacado não decolaram. Com isso, segundo pesquisadores do …
Leia mais

Projeto MAPA Leite desperta produtores para boas práticas agropecuárias

“Os objetivos do MAPA e do Senar estão casados quando se trata de levar Assistência Técnica e Gerencial aos produtores rurais. Quando as entidades tem o mesmo foco, …
Leia mais

BR-163 trava e afeta escoamento no Norte

Se os portos do Arco Norte tendem a ganhar participação no escoamento da produção de soja neste ano, como mostrou recente estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), …
Leia mais

Frete para transporte de soja começa a reagir

A colheita de soja desta safra 2016/17 ganhou ritmo e, com isso, começou a aumentar a necessidade de agilizar o escoamento do grão rumo aos portos para honrar …
Leia mais

Governo autoriza venda de 250.000 toneladas de milho dos estoques públicos

O governo federal irá vender 250.000 toneladas de milho de estoques públicos para pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte de todo o País, sendo a maior parte …
Leia mais

Começa a feira mundial do setor de orgânicos e Brasil se destaca com matéria prima e produtos de valor

Começou hoje (15) em Nuremberg (Alemanha), a feira mundial do setor de orgânicos, com 2.785 expositores de 88 países. O Projeto Organics Brasil participa pela 12ª vez da …
Leia mais

Mortes por gripe aviária na China aumentam e podem virar pior surto da história

Pelo menos 79 pessoas morreram devido à gripe aviária H7N9 na China no mês passado, informou o governo, despertando temores de que a disseminação do vírus nesta temporada …
Leia mais

Anvisa e Quepia debatem cenários da utilização de agrotóxicos nas lavouras brasileiras

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – realiza na capital federal, nos dias 20 e 21 deste mês, o seminário “Cenários da Aplicação de Agrotóxicos no …
Leia mais

Arroz: mercado começa a ceder frente à pressão de colheita

Demorou mais do que o esperado, mas as referências de preços no mercado de arroz do Sul do Brasil começaram a ceder paulatinamente e encerraram a primeira quinzena …
Leia mais

Coamo aumenta faturamento em 2016, apesar de menor volume de grãos

A Coamo, maior cooperativa agrícola do país, fechou 2016 com receita de R$ 11.45 bilhões e alta de 7,3% em relação ao ano anterior, com a ajuda de …
Leia mais

Suíno vivo: forte procura por animais eleva cotação

O preço do suíno vivo no mercado independente do Paraná elevou a média dos negócios pela segunda vez nesta semana. De acordo com o levantamento de preço realizado …
Leia mais

Milho safrinha: clima irregular acende sinal amarelo para produtores

As condições climáticas adversas para a evolução da colheita da soja no Brasil acenderam o alerta também para o plantio da safrinha de milho em diversas regiões produtoras, …
Leia mais