Notícias

 

Izabella Teixeira destaca importância do Acordo de Paris na agenda global

O Acordo de Paris foi aprovado em 2015 por 195 nações, com o objetivo de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e fortalecer a ação global frente à ameaça das mudanças climáticas no planeta. O assunto foi abordado na quinta-feira (22), na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro, pela ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, durante o seminário “Pós-Paris, pós-Trump: os novos caminhos da mudança do clima”. O evento também tratou dos impactos da saída dos EUA do acordo sobre o clima.

 

Marketing e comunicação agregam valor ao produto rural, afirma especialista

Associado às estratégias que a agroindústria ou processadoras utilizam para conquistar seus clientes, em um mundo cada vez mais globalizado, o marketing e a comunicação estão presentes em tudo que se compra e vende. E no meio rural não tem sido diferente: tanto os grandes e médios como os pequenos produtores, ele pode ser adotado como estratégia para alavancar os negócios. Saber posicionar marcas e produtos no mercado pode garantir mais visibilidade e, consequentemente, lucros para o setor agropecuário.

 

‘Cooperativismo se fortalece em momentos de crise’, diz presidente da OCB

O 95º Dia Internacional do Cooperativismo (1° de julho) traz como slogan “Cooperativas garantem que ninguém fique para trás”. “Em 2017, a Aliança Cooperativa Internacional definiu que deveríamos evidenciar que as empresas cooperativistas não deixam ninguém para trás, ao longo de sua caminhada. E por isso, estamos envolvendo a sociedade na celebração de algo que, para o cooperativismo, é vital: o cuidado não só com o cooperado, mas com aqueles que vivem à sua volta”, justifica Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB.

 

Mais um ‘golpe na carne’: representantes do agro avaliam embargo dos EUA

O embargo dos Estados Unidos à compra de carne in natura do Brasil pode estar mais ligado à atual política protecionista do governo do presidente norte-americano, Donald Trump, do que à qualidade do produto nacional. É que o acredita o diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) Alberto Werneck de Figueiredo, também secretário de Agricultura de Resende (RJ). O executivo, entre outros representantes de instituições ligadas ao agronegócio (como Abiec, ABPA, Acrimat e CNA), avalia o atual cenário.

 

Legislação brasileira está em descompasso com crescimento do agro, diz Caio Carvalho

O Brasil tem no agronegócio sua principal alavanca da balança comercial e do desenvolvimento descentralizado. As revoluções tecnológicas e de gestão no campo são constantes, mas silenciosas. Ainda assim, “o agro é penalizado por políticas públicas deficientes na infraestrutura e logística” e por uma legislação trabalhista e tributária defasada, critica Caio Carvalho, presidente da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

 

SNA incentiva produção orgânica ao lançar manuais para técnicos e agricultores

O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), mantido pela SNA, lançou recentemente dois novos manuais com informações e orientações para produtores rurais e técnicos que trabalham com a agricultura orgânica no Brasil. O objetivo é incentivar essa cadeia produtiva em todo o país, por meio da disseminação do conhecimento. “Como Produzir Morango Orgânico?” e “Como Produzir Milho Orgânico?” se unem a outras duas publicações disponibilizadas gratuitamente, no final de 2016, sobre cultivo de tomates orgânicos.

 

Certificados de Recebíveis do Agronegócio devem ser acessíveis a todos investidores

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu consulta pública, até o próximo dia 14 de julho, para alterar as regras para o investimento em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), que são papéis emitidos exclusivamente por companhias securitizadoras e remunerados com recebíveis da cadeia do agronegócio, para captação de recursos para o setor no mercado. O objetivo é aproveitar o mercado aquecido e tornar esse tipo de aplicação mais acessível ao público em geral.

 

Crise brasileira atrai investimentos da China e agro é um dos setores mais visados

O Brasil em tempos de crise tornou-se uma grande oportunidade para os chineses ampliarem seus investimentos no país. A informação é da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China. Segundo o órgão, os chineses pretendem investir, até o final do ano, mais US$ 20 bilhões na compra de ativos. Devido a essa crescente política de expansão, o vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Hélio Sirimarco afirma que empresas chinesas das áreas de energia, transporte e agronegócio pretendem ingressar no Brasil.

 

Probio apresenta tecnologias para controle biológico de pragas em SP

Promover e oferecer novas tecnologias para o setor de biocontroladores na área de controle biológico, visando conter a população de proliferação de pragas agrícolas, no meio rural. Esse é o objetivo da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB), ao lançar, recentemente, o Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico (Probio) para os produtores rurais. O intuito é gerar ações de promoção de conhecimentos e prestação de serviços no campo.

 

Liberação de hormônios para bovinos ainda causa controvérsias, diz cientista

Volta e meia, a aplicação de hormônios na criação do gado de corte e de leite gera algum tipo de polêmica e muitas controvérsias, aqui e lá fora. Mas são poucos aqueles que debatem o assunto do ponto de vista das comprovações científicas, que atestem se, de fato, sua utilização causaria algum tipo de problema ao animal e ao ser humano. É o que analisa o agrônomo Sergio Raposo de Medeiros, mestre e doutor em Ciência Animal e Pastagens e pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS).

 

Algodão brasileiro é líder em certificação no mundo, afirma diretor da Abrapa

Os produtores de algodão que investiram em novas tecnologias, mesmo com o aumento de seus custos em campo, conseguiram garantir sua rentabilidade, a partir da safra 2014/15. É o que mostra o mais recente estudo da Conab, intitulado “A Cultura do Algodão: Análise dos Custos de Produção e da Rentabilidade nos Anos-safra 2006/07 a 2016/17”. Esse bom desempenho coloca o Brasil em um posicionamento importante: hoje, mais de 80% desse produto nacional são devidamente certificados.

 

Quatro marcas mais conhecidas de orgânicos são da rede OrganicsNet da SNA

As marcas Korin, Mãe Terra, Vapza e Coopernatural, que integram a rede OrganicsNet da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), estão entre as mais conhecidas no setor de orgânicos. A constatação foi feita a partir da primeira pesquisa nacional sobre o perfil do consumidor de orgânicos, divulgada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). Para a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da SNA, Sylvia Wachsner, o resultado representa o reconhecimento de um longo trabalho.

 

Sustentabilidade: cafeicultura no Brasil avança mais que em outros países

A cafeicultura brasileira está avançada em sustentabilidade em relação a outros países, mas ainda há muito que melhorar. A afirmação é da diretora-executiva da Plataforma Global do Café, Annette PenseL. A GCP reúne cerca de 200 membros de todos os setores dessa cadeia produtiva: produção, comércio, indústria e sociedade em geral. Mais de 70% da produção mundial do grão estão contempladas pela Plataforma, que está presente em outros sete países, além do Brasil: Colômbia, Honduras, Indonésia, Peru, Tanzânia, Uganda e Vietnã.

 

Juro de financiamento para armazenagem poderia ser menor, avalia Aprosoja Brasil

O governo federal, durante o anúncio dos recursos e das novas taxas de financiamentos para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2017/18 – o Plano Safra –, realizado no último dia sete de junho, concedeu um corte de dois pontos percentuais ao ano nos programas prioritários destinados à armazenagem de grãos, a exemplo do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA). A taxa caiu para 6,5%, no entanto, esse índice ainda ficou aquém do esperado pelos setores representativos do agronegócio nacional.

 

CNPE aprova diretrizes do Renovabio e cria estratégias para biocombustíveis

O Brasil tem totais condições de elevar o consumo de energias limpas. É o que afirma Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro e integrante do o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), durante reunião que aprovou as diretrizes do Programa RenovaBio – Biocombustíveis 2030, no último dia oito de junho, na sede da Fiesp, em São Paulo. O programa do governo federal, que estabelece uma política estratégica para o setor nacional de biocombustíveis, seguirá para o Congresso Nacional.

 

Com produção dobrada de leite, Balde Cheio completará 20 anos em 2017

O ano era 1997. Um produtor de leite do município de Quatis (RJ), diante de uma plateia com mais de cem pessoas que assistiam a uma palestra do pesquisador Artur Quinelato, da Embrapa Pecuária Sudeste, lançou um desafio meio sem querer. Na ocasião, o hoje saudoso Francisco Fonseca questionou a palestra do cientista, perguntando como poderia ajudá-lo a melhorar a produtividade de seu sítio. Sem resposta favorável, o produtor indagou: “Então, para que você veio?”. A partir daí, nasceu a ideia do programa Balde Cheio.

 

Plano Safra frustra produtores

O governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), comunicou na quarta-feira, 7 de junho, os recursos para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2017/18, mais conhecido como Plano Safra: R$ 190,25 bilhões. Anunciado pelo presidente da República, Michel Temer, pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e pelo secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, durante solenidade no Palácio do Plantalto (DF), o valor representa o maior volume de recursos da história para financiar a agropecuária.

 

Marcio Sette Fortes analisa: Brasil é o país do G20 que mais exportou no 1º trimestre

O Brasil foi o país que mais exportou, no 1º trimestre, entre as maiores economias desenvolvidas e emergentes, que formam o G20, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De janeiro a março, os embarques internacionais do país tiveram alta de 21,5%. Diretor da SNA, Marcio Sette Fortes avalia esse desempenho, com destaque para o setor de proteína animal, após a Operação Carne Fraca e a delação da JBS; e comenta sobre o PIB brasileiro acumulado nos três primeiros meses do ano.

 

Cresce participação de mulheres na gestão do agro, aponta ABMR&A

Redução da idade média dos produtores e maior participação das mulheres na gestão de atividades relacionadas ao agronegócio. Essas foram as principais tendências observadas pela 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMR&A, sigla da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, sobre o perfil dos gestores do setor na atualidade.

Um dos pontos destacados nesse levantamento está relacionado à inclusão de mulheres no agro e como isso impacta nas decisões e na gestão das atividades no campo.

 

Cooperativas reduzem diferenças econômicas, diz Roberto Rodrigues

“As cooperativas desempenham papel relevante na inclusão social e na mitigação da concentração de riqueza”, afirma o coordenador do FGV Agro e membro da Academia Nacional de Agricultura, Roberto Rodrigues. Para ele, o cooperativismo oferece alternativas de renda ao cooperado, e com isso reduz a exclusão. “É a doutrina que visa a corrigir o social pelo econômico”. Rodrigues também salienta que as cooperativas se transformaram em empresas que diminuem a concentração de riqueza.

 

Preço do leite pago ao produtor está melhor em 2017, avalia Alberto Figueiredo

Especialistas em pecuária de leite previam estabilidade nos preços do leite recebidos pelo produtor rural, mas o cenário atual vem se apresentando melhor que o esperado, conforme análise do diretor da SNA Alberto Figueiredo. Segundo o Cepea, os valores tiveram alta pelo 4º mês consecutivo. O preço líquido, que desconsidera frete e impostos, subiu 1,5 centavo por litro (1,2%) de abril para maio, chegando a R$ 1,2735 na “média Brasil”, que inclui a produção de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP.

 

Apiecoturismo: um novo negócio para produtores de mel no Brasil

Produtores de mel vêm encontrando novas oportunidades para ampliar seus negócios, dentre eles o apiecoturismo, um tipo de turismo rural que conta com a presença de abelhas e dos próprios apicultores, durante as visitações. No país, a atividade está em franco crescimento há cerca de dez anos, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “Trata-se de uma opção para aumentar a renda na propriedade rural, tanto por meio das soluções de turismo quanto pelo estímulo ao consumo de produtos apícolas”, aponta SIS/Sebrae.

 

Upgrade no BNDES: economista Paulo Rabello assume presidência

O economista Paulo Rabello de Castro é o mais novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele tomou posse na tarde de quinta-feira, 1º de junho, após deixar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que passará a ser comandado por Roberto Olinto, ex-diretor de Pesquisas do órgão. Na opinião do presidente da SNA, Antonio Alvarenga, a substituição de Maria Silvia Bastos por Rabello “significa um verdadeiro upgrade no BNDES”.

 

Safrinha recorde de milho não garante rentabilidade maior ao produtor rural

O aumento da área plantada e as excelentes condições climáticas fizeram com que a segunda safra de milho (safrinha), que já começou a ser colhida, alcançasse recorde de produção. No entanto, o atual cenário não significa que o produtor terá mais dinheiro no bolso. É o que afirma o vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco. “A grande produção derrubou os preços da safra 2016/17 a ponto de, em muitos casos, não cobrir sequer os custos de produção”, afirma.

 

Futuro do agro também depende da agenda reformista, dizem especialistas

Traçar o panorama atual e fazer um planejamento para o futuro do agronegócio, para os próximos anos, mesmo diante das incertezas em torno da aprovação ou não da agenda reformista do governo federal, foram temas de um debate entre especialistas, realizado em São Paulo. A ideia foi reunir os três elos dessa cadeia para ter a visão das empresas, do mercado e dos produtores. Os especialistas foram unânimes: parte dos obstáculos do agro só poderá ser superada com a aprovação e liberação das reformas estruturais.

 

Pecuária: cenário incerto da carne trava mercado de animais para reposição

O mercado de gado para reposição, após um período de negócios lentos, seguido de leve melhora nos volumes comercializados, voltou a encontrar resistência por parte dos compradores e, praticamente, está paralisado em algumas praças de comercialização do boi gordo. Ao mesmo tempo, os preços recuaram movidos pela insegurança do pecuarista frente aos episódios da Operação Carne Fraca, deflagrada no último dia 17 de março pela Polícia Federal, e, posteriormente, da delação dos dirigentes do grupo JBS.

 

Novo projeto de lei do Senado visa estimular produção cafeeira de qualidade

Estimular a produção, industrialização e comercialização de grãos de café de categorias superiores. Este é o principal objetivo do Projeto de Lei nº 1713/15, que já está tramitando no Senado. O novo PL cria, no Brasil, a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. “A proposta é definir uma política de Estado, que ultrapasse os períodos dos governos, garantindo recursos e mecanismos permanentes para quem já investe ou quer investir no setor”, explica o deputado federal Evair Vieira de Melo, autor do projeto.

 

Suinocultura: alojamento coletivo pode melhorar gestação de matrizes

No lugar de celas individuais, alojamentos em baias que permitem o contato com outros animais da mesma espécie. Essa é a principal proposta da gestação coletiva de matrizes suínas, pela qual as fêmeas têm espaço para suas atividades cotidianas, durante a maior parte do tempo de prenhez. Esse sistema permite que elas permaneçam em grupo, por um bom período de suas vidas, após a inseminação e próximo à parição, se movimentem mais, reduzindo o estresse e melhorando o tônus muscular.

 

Representantes do agro divergem sobre redução de volume da vacina contra aftosa

A decisão do Ministério da Agricultura de reduzir o volume da dose da vacina contra a febre aftosa nos próximos anos, de cinco para dois mililitros, além da retirada do vírus “C” – considerado desnecessário, já que foi identificado pela última vez em 2005 –, está dividindo a opinião do setor. Para Sebastião Guedes, presidente do CNPC e da Abramvet, com essa redução, o custo da vacina poderia cair em pelo menos 35% para o produtor e não afetaria sua eficácia na imunização contra os vírus A e O.

 

Finanças e cenários de mercado: tema de palestra no Conselho de Economia da SNA

O economista Ney Brito, a convite do Conselho de Economia da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), falou sobre finanças e mercado, durante encontro realizado na quinta-feira (18) na sede da SNA, sob a coordenação de Rubem Novaes. Na ocasião, Brito traçou um histórico da evolução das finanças e abordou alguns conceitos como capital social, eficiência e gestão de risco, com o propósito de analisar os cenários de mercado no contexto atual. Para o economista, um dos grandes problemas do Brasil é o capital social zero.

 

Boletim semanal de notícias da SNA por e-mail.

Cadastre-se para receber o boletim

Veja as últimas edições

 

Clipping com notícias da SNA divulgadas em outros veículos de mídia.

Veja o SNA na mídia

 

Mais Notícias

Congresso de Direito Agrário presta homenagem ao jurista Octavio Mello Alvarenga

A Comissão de Direito Agrário e Urbanismo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Ordem dos Advogados do Brasil – …
Leia mais

Mercosul deve produzir recorde de 187 milhões de toneladas de soja

A colheita de soja já está praticamente finalizada na Argentina e finalizada no Brasil. Com isso, a Bolsa de Cereais de Córdoba (BCCBA) estima que, a nível de …
Leia mais

E o arroz gaúcho chega a R$ 40,00

A conjuntura nacional e internacional está ajudando a alavancar os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul nesta reta final de junho. O indicador Esalq-Senar/RS …
Leia mais

Exportações brasileiras de soja continuam aquecidas

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, até a quarta semana de junho, o Brasil exportou 7.18 milhões de toneladas de soja em grão. O volume …
Leia mais

Arroz: Brasil pode ganhar fôlego nas exportações com novo cenário de preços

A convergência de fatores importantes, como preços internacionais mais altos, cotações em dólar mais baixas no mercado doméstico, o câmbio mantendo a moeda estadunidense acima de R$ 3,30 …
Leia mais

Soja: Chicago e dólar puxam os preços nos portos do Brasil

A terça-feira (26/6) parece interessante para os preços da soja no mercado brasileiro. Além dos bons ganhos registrados na Bolsa de Chicago, por volta de 14h25 (Horário de …
Leia mais

CNA e IBGE ressaltam importância do Censo Agropecuário 2017

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ressaltaram a necessidade de o produtor participar do Censo Agropecuário …
Leia mais

Datagro estima produção de açúcar do centro-sul em 36.38 milhões de toneladas

A produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil deverá crescer para 36.38 milhões de toneladas na temporada 2017/18, estimou nesta terça-feira o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari, …
Leia mais

Silagem produzida com feijão guandu pode reduzir em até 30% custos com ração

A utilização do feijão guandu, na produção de silagem utilizada em confinamento de bovinos de corte, foi uma das recomendações realizadas pela equipe técnica do programa Mais Inovação …
Leia mais

Restrições a carne brasileira pode ter viés protecionista

Os recentes escândalos envolvendo, sobretudo, a qualidade e eficácia do sistema sanitário brasileiro, colocam em risco a produção nacional. Mas, as restrições impostas pelos Estados Unidos e União …
Leia mais

Leite em pó cai no ranking das exportações

As vendas para o mercado internacional efetuadas pela indústria de laticínios foram diretamente impactada pelo cenário econômico da Venezuela, no mês de maio, segundo os dados levantados pela …
Leia mais

EUA freiam compra de carne do Brasil no auge

Os Estados Unidos frearam as importações de carne “in natura” do Brasil bem no momento em que os brasileiros começavam a acelerar as exportações para aquele país. Liberadas …
Leia mais

UNICA: cenário do setor sucroenergético preocupa e pode dificultar investimentos

O momento do setor sucroenergético do Brasil é “ruim e preocupante” e o segmento ainda não conseguiu se recuperar da crise iniciada em 2010, disse nesta segunda-feira a …
Leia mais

Falhas na inspeção da carne apontam novo golpe para o setor do Brasil

A indústria de carnes do Brasil não tem fiscais suficientes para garantir que o produto seja seguro, disse um sindicato de inspetores sanitários nesta segunda-feira, apontando os cortes …
Leia mais

Colheita do milho avança e chega a 19,6% da área total em Mato Grosso

Com a colheita do milho 2016/17 tomando forma, se aproxima o momento no qual o mercado se volta para escoar o grão de MT. E uma grande parcela …
Leia mais

Boi: mercado futuro atinge menor preço já negociado

O contrato futuro do boi gordo para out/17 atingiu na última semana a menor cotação desde que começou a ser negociado. Já é fato que a bovinocultura de …
Leia mais

Boas práticas são essenciais para bons resultados na vacinação de bovinos

Pistola e frasco em uso devem ser mantidos em caixa de isopor enquanto a vacina não estiver sendo aplicada – Foto: Kadijah Suleiman  Além do uso de tecnologias, …
Leia mais

Exportação de frango das cooperativas cresce em volume e receita

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) apontam que o volume de carne de frango exportado pelas cooperativas brasileiras nos cinco primeiros meses de 2017 aumentou mais de …
Leia mais

Vendas argentinas de soja para a China diminuem

O atraso na comercialização de soja na Argentina segue gerando consequências. Ontem, a Reuters divulgou um boletim da Administração Geral de Aduanas da China sobre as importações de …
Leia mais

Custo do trigo e demanda em queda pressionam margens dos moinhos

O otimismo que as indústrias processadoras de trigo demonstravam no início do ano desapareceu. Com o semestre quase encerrado, os moinhos brasileiros preveem agora um ano de margens …
Leia mais

Importação de defensivos aumenta 90% em maio

O Brasil importou US$ 220.7 milhões (FOB) em defensivos agrícolas no último mês de maio, o que representou um aumento de nada menos que 90,2% em relação a …
Leia mais

Comercialização de soja e milho avança em Mato Grosso

Mato Grosso comercializou até maio 60,54% da safra 2016/2017 de milho e 78,16% do volume colhido em soja. Somente o cereal, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária …
Leia mais

Indicadores Cepea: milho, soja e mandioca

Milho: com o avanço da colheita, preço voltam a cair Após duas semanas de relativa estabilidade, os preços do milho voltaram a cair na maioria das regiões acompanhadas …
Leia mais

Crise na indústria de carne deve durar até o ano de 2019

O revés no mercado de carne bovina, com a suspensão das importações do produto in natura pelos Estados Unidos, tende a ser superado apenas em 2019. Consultores econômicos …
Leia mais

É improvável que vacina cause abscesso em carne, diz indústria veterinária

Não é provável que a vacina seja a causa de abscessos encontrados pelo governo dos Estados Unidos na carne brasileira, problema este citado como um dos motivos para …
Leia mais

Após embargo dos EUA à carne, governo investigará vacinas

O Ministério da Agricultura abriu uma investigação para apurar a causa dos abscessos – acúmulo de pus – que provocaram o embargo temporário dos Estados Unidos à carne …
Leia mais

Rejeição dos EUA à carne do Brasil mancha imagem do produto

O setor de carne bovina brasileiro está tendo um dos maiores reveses da história neste ano. Após tantos entraves internos, recebe a notícia do fechamento do mercado dos …
Leia mais

Palestras do Siavs vão tratar da resistência antimicrobiana na produção de aves e suínos

Discutir a resistência antimicrobiana e sua implicação na produção de aves e suínos. Esse é o foco de um painel promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), …
Leia mais

Abiquim debate precificação de carbono e seus impactos para indústrias brasileiras

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) organiza, em conjunto com a CPLC (Carbon Pricing Leadership Coalition) do Banco Mundial, o encontro “Precificação de Carbono: Tendências e Iniciativas …
Leia mais

Formação de abscessos pode estar relacionado a problemas de manejo

A formação de abscessos, principal argumento utilizado pelo governo norte-americano para suspender a importação de carne in natura do Brasil, pode estar relacionada a problemas de manejo, e …
Leia mais

Mapa revisa normas de inspeção para restabelecer exportações de carne bovina aos EUA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está revisando as normas de inspeção em frigoríficos para atender às exigências dos Estados Unidos, que na quinta-feira (22) suspenderam …
Leia mais

Produtores paraguaios protestam contra imposto de 10% sobre soja e presidente do país diz que não irá sancionar a lei

Em visita ao departamento de Alto Paraná, no Paraguai, o presidente do país, Horacio Cartes, disse que não irá promulgar o projeto de lei que prevê um imposto …
Leia mais

‘Grão do século XXI’, soja triunfa nos campos

  Os campos na periferia de Mohall, no Estado americano de Dakota do Norte, formavam até recentemente uma justaposição de plantações azuladas da erva rami, amarelas de girassol …
Leia mais

Frango: o menor custo de produção dos últimos 22 meses

O levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves mostra que, em maio passado, o custo de produção do frango foi de R$ 2,31/kg, recuando 1,7% em relação ao …
Leia mais

Recuo generalizado na exportação de carnes

Após fechar o primeiro trimestre do ano com evolução positiva tanto no volume embarcado como na receita cambial auferida (a única exceção, então, recaía sobre a carne bovina, …
Leia mais

Indicadores Cepea: frango, citros, mamão, melão e maçã

Frango: apesar de mais barata, carne não ganha competitividade Mesmo com as recentes baixas nas cotações do frango, as desvalorizações das carnes suína e bovina não têm permitido …
Leia mais

Novas ações de apoio a produtores de milho em Mato Grosso já estão programadas

Duas operações realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em apoio aos produtores de milho em Mato Grosso foram concluídas na quinta-feira (22). No leilão de Prêmio Equalizador …
Leia mais

Leite condensado desbanca leite em pó nas exportações

A crise na Venezuela gerou mudança no perfil das exportações brasileiras de lácteos. Nos últimos anos, o principal produto da pauta de exportações do Brasil era o leite …
Leia mais

Ministro da Agricultura diz que irá aos EUA após suspensão de compra de carne do Brasil

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que irá viajar aos Estados Unidos para prestar todos os esclarecimentos necessários e tentar reverter a suspensão de compra de carne …
Leia mais

Veto à carne brasileira pelos EUA pode ser resposta à ‘pressão’, diz secretário

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, disse na sexta-feira (23) ao G1 que acredita que a suspensão das importações de carne bovina …
Leia mais

Indicadores Cepea: boi, manga e suínos

Boi: ritmo de negócios segue lento O ritmo de comercialização continua lento no mercado pecuário, com poucos negócios reportados. Segundo pesquisadores do Cepea, compradores e vendedores seguem recuados, …
Leia mais