Notícias

 

Escalada tarifária dos EUA afeta exportação do agro brasileiro para aquele país

As escaladas tarifárias impostas pelos EUA a vários produtos do agro brasileiro afetam a competitividade das exportações da agropecuária para aquele país.. É o que aponta do documento “As Escaladas Tarifárias no Comércio do Agronegócio com os Estados Unidos”, elaborado pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI) da CNA. Leia análises do assessor de Inteligência Comercial da instituição, Pedro Henrique Pereira, e do diretor da SNA Marcio Sette Fortes sobre esse cenário.

 

Academia Nacional de Agricultura planeja enviar propostas ao governo

A Academia Nacional de Agricultura pretende estreitar os laços com o governo a fim de elaborar, debater e encaminhar propostas voltadas para a sustentabilidade do agronegócio. A declaração foi feita pelo presidente da entidade, Luiz Carlos Corrêa Carvalho. “Vivemos um momento de preparo para essa questão, que certamente passará pelo diálogo com o atual governo e com os potenciais candidatos ao governo brasileiro em 2018. Serão propostas sempre focadas na linha da sustentabilidade”, ressaltou Carvalho.

 

Produtividade da pecuária leiteira é inferior à metade da média mundial

A produção brasileira de leite mais que dobrou nos últimos 20 anos, saltando de 15,7 bilhões de litros em 1994, para 35 bilhões, em 2014. Ainda assim, esse desempenho fica bem aquém à média mundial: 1,6 mil litros contra 3,5 mil litros. Essa baixa produtividade é atribuída, principalmente, à alimentação inadequada e à falta de cuidados em relação ao conforto animal, conforme aponta o diretor da SNA Alberto Figueiredo. “Maior parte do rebanho bovino nacional não tem especialização genética para produção de leite”, salienta.

 

Brasil e Rússia reforçam parcerias no agronegócio

Estreitar a relação agropecuária russo-brasileira e reforçar a parceria comercial entre as duas nações, com a intermediação da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo. Esse foi o principal objetivo da reunião preparatória para a 10ª Comissão Intergovernamental de Cooperação (CIC) Brasil-Rússia, evento que será realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Brasília (DF). Esse encontro inicial ocorreu nesta segunda-feira, 17 de abril, na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo (SP).

 

Presidente da FPA vê saídas para os problemas do Funrural

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Nilson Leitão, entende que há algumas saídas possíveis para resolver o problema da dívida de produtores com o Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural). Em decisão recente, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a cobrança. Segundo o parlamentar, um dos caminhos é a Medida Provisória (MP) nº 766, que trata do Refis, um programa de recuperação fiscal, para todos os tributos.

 

Criação brasileira de tilápias entra na era genômica

A produção brasileira de peixes superou 640 mil toneladas, no ano passado, sendo 50% desse total representado pela criação de tilápia, de acordo com dados da Peixe BR. O pacote tecnológico brasileiro desse tipo de pescado, que já está desenvolvido, representa o resultado de dez anos de melhoramento genético na seleção das famílias que respondem melhor aos climas mais quentes e mais frios do país. Agora, a atividade está dando outro passo muito importante, com a entrada na era genômica.

 

SNA avalia queda de 81,6% nas exportações de milho no primeiro trimestre

As exportações de milho caíram 81,6% no primeiro trimestre de 2017, ao embarcar 2,18 milhões de toneladas. No mesmo período do ano passado, as vendas externas do grão somaram 11,86 milhões de toneladas, segundo a Scot Consultoria. Vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco diz que o mau desempenho tem uma razão: “Nesse período, predominam as exportações da soja e as de milho costumam aumentar no segundo semestre, com a entrada da safrinha (segunda safra), quando diminuem as de soja”.

 

Custos das lavouras podem reduzir com manejo correto de adubação fosfatada

Especialistas calculam que, nas últimas três décadas, os agricultores do Brasil tenham lançado, em terras com plantios de grãos, 300 quilos de fósforo por hectare a mais, o equivalente a dez quilos por hectare a cada ano. Isso significa um excedente de R$ 54 bilhões em relação ao que é recomendado para corrigir o solo. A eficiência do uso de fertilizantes com fósforo é baixa no país, principalmente por causa do manejo inadequado do solo e de problemas ligados à adubação, especialmente a fosfatada.

 

Exportações e vendas internas de sêmen bovino sinalizam recuperação do setor

O Brasil se firmou como importante exportador de genética tropical ao registar crescimento de mais de 30% nas vendas de sêmen das raças de corte e em torno de 36% das leiteiras, em 2016. Segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), as vendas externas de sêmen cresceram 33,1% no ano passado, totalizando 296.371 doses (corte e leite). Presidente da instituição, Sérgio Saud diz que desempenho no 1º trimestre de 2017 indicam que o ano deve ser de recuperação também no mercado interno.

 

Vendas de proteína animal sobem 9% após impactos da Operação Carne Fraca

Passados os primeiros impactos da Operação Carne Fraca, deflagrada no dia 17 de março pela Polícia Federal, as atividades do setor de proteína animal vão se normalizando gradativamente. Ao contrário da expectativa inicial, que seria de retração, as exportações de carnes subiram 9% em março, em relação a igual mês do ano passado, segundo avalia o vice-presidente da SNA Hélio Sirimarco, com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Secex/MDIC).

 

Produção de soja deve chegar a 109,5 milhões de toneladas

A consultoria Agrosecurity estimou em 109.5 milhões de toneladas a safra de soja 2016/17. Analistas relacionam o recorde de produção às boas condições climáticas, em comparação com as últimas três safras, onde os índices pluviométricos irregulares afetaram o Cerrado e a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Outras consultorias fizeram revisões de suas estimativas. A Céleres, por exemplo, elevou sua projeção referente à produção da soja para 113.8 milhões de toneladas.

 

Orgânicos: cardápio saudável toda semana, sem sair de casa

O corre-corre das pessoas que trabalham fora de casa pode ser um grande vilão, especialmente para quem deseja manter uma alimentação mais saudável, no entanto, não tem tempo de cozinhar. De olho nesse nicho de mercado, a advogada Roberta Salvador criou a Horganópolis, 1ª empresa brasileira a entregar produtos orgânicos com proposta de ciclo inteiro e ênfase na nutrição e sustentabilidade. O cardápio de alimentos, fornecidos por parceiros devidamente certificados, é montado com auxílio de uma nutricionista.

 

Nanotecnologia impõe novos desafios à pesquisa agropecuária contemporânea

Produtos e aplicações inovadoras para diversas empresas, indústrias e consumidores finais, incluindo os setores agroindustrial e agropecuário, poderiam ser menos eficientes se não fosse aplicada a nanotecnologia, uma ciência de ponta que trabalha na nanoescala, oferecendo novas frentes de desenvolvimento de novas tecnologias. É o que explica Marlene de Barros Coelho, pesquisadora da unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que funciona em Campo Grande (MS).

 

Terceirização deve reduzir encargos para produtor, afirma diretora na SNA

As novas regras da Lei da Terceirização, se forem de fato aplicadas, devem diminuir os ônus para o produtor rural rural/tomador do serviço. “Os direitos trabalhistas permanecem, mas os encargos serão repassados para a empresa prestadora de serviços”, reforça Maria Cecília Ladeira de Almeida, diretora técnica da SNA. Ela acredita que a Lei da Terceirização, sancionada parcialmente pelo presidente Michel Temer, também reduzirá a informalidade da contratação de atividades específicas no campo (sazonais).

 

Funrural: retorno da contribuição do empregador pessoa física causa polêmica

O STF, por maioria de votos, reconheceu a constitucionalidade da contribuição do empregador rural pessoa física ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), em decisão tomada no último dia 30 de março. A partir daí, várias instituições representativas do setor agropecuário começaram a protestar contra essa determinação e estão agora mobilizando até advogados, por todo o país, com o intuito de barrar o retorno da cobrança que, até então, estava suspensa judicialmente.

 

Mercado de orgânicos: produção de sementes é um dos gargalos do setor

A obtenção de sementes orgânicas no Brasil é um dos principais entraves do setor. Atualmente, a produção é restrita, em grande parte, aos agricultores familiares. A lei 10.711 (referente ao sistema nacional de sementes e mudas), garante respaldo a essa atividade, porém, não permite a comercialização de sementes no mercado. Compras, vendas e trocas só podem ser realizadas entre os produtores. A afirmação é de Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da SNA.

 

Ovinocultura brasileira tem espaço para crescer, assegura especialista

A migração da ovinocultura para pequenos e médios produtores rurais e a queda no número do rebanho no Estado de Rio Grande do Sul e seu crescimento no Nordeste e Semiárido, aliados à desorganização do setor produtivo e à falta de maior participação das agroindústrias ligadas ao setor são os principais entraves para que esse segmento do agronegócio cresça no país. A avaliação é de Edegar Franco, assessor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

 

‘Fazenda Inteligente’ destaca importância da integração de tecnologias no campo

Um grupo composto por seis startups apresentará, durante o Agrishow 2017, que será realizado entre os dias primeiro e cinco de maio, em Ribeirão Preto (SP), o projeto “Fazenda Inteligente: o futuro chegou”. A intenção é divulgar os avanços tecnológicos que podem ser aplicados no campo, além de mostrar o uso e a integração dessas tecnologias e sistemas para que os produtores rurais possam aproveitar, ao máximo, suas propriedades e usufruir de todos os recursos oferecidos por essas soluções digitais.

 

SNA avalia anúncio do 10º Censo Agropecuário, que terá orçamento mais baixo

O IBGE finalmente anunciou a realização do 10º Censo Agropecuário, mais de dez anos após o anterior, que foi feito em 2006. Por causa da crise econômica no país e, consequentemente, de caixa do governo federal, esse levantamento, que se propõe a traçar a realidade no meio rural e deveria ter sido realizado em 2015, foi adiado algumas vezes por falta de dinheiro. O ponto mais preocupante é que o orçamento para esse importante trabalho caiu de R$ 1,6 bilhão para R$ 770,324 milhões.

 

Tecnologia é razão principal dos avanços do agronegócio brasileiro, dizem especialistas

Pesquisa, esforço com profissionais capacitados e expansão de mercado são os principais ingredientes de sucesso do agronegócio brasileiro. E a tecnologia é a razão principal dos avanços desse setor. A afirmação é do ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Tecnologia no campo foi o mote dos debates durante o 1º GAF Talks, evento que faz parte do projeto do Global Agribusiness Forum (GAF).

 

Conselho de Economia da SNA presta homenagem ao centenário de Roberto Campos

O Conselho de Economia da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), durante reunião realizada na quinta-feira (23), comemorou os cem anos de nascimento do economista, diplomata e político brasileiro Roberto Campos, morto em 2001. Na ocasião, o filho do economista, Roberto Campos Júnior, recebeu do presidente do Conselho, Rubem Novaes, e do embaixador José Botafogo Gonçalves uma placa alusiva ao centenário. Em abril, mês de aniversário de Campos, foram programados diversos eventos comemorativos.

 

Governo deve transformar apoio ao seguro rural em política de Estado

Estima-se que, no Brasil, apenas 14% da área total é segurada, enquanto nos EUA chega a 92%. O comparativo parece desanimador, mas fato é que o seguro rural vem evoluindo no país, embora em marcha lenta, como parte de um portfólio de serviços oferecidos aos produtores pelas instituições financeiras. Por aqui, ele é condição para se ter acesso às linhas de crédito rural com taxas subvencionadas. Mas o principal entrave nesse segmento estaria relacionado ao próprio produtor, que ainda vê o seguro apenas como custo.

 

Açúcar enfrenta ‘montanha-russa’ nos últimos dez anos

Os atrativos preços do açúcar no mercado internacional têm se destacado, atualmente, das demais commodities agropecuárias, que integram a balança comercial brasileira. O bom desempenho tem favorecido diversas regiões produtivas do país, cuja base forte é o setor sucroalcooleiro. Mas nem sempre esse produto nacional “nadou em berço esplêndido”. É o que mostra o Boletim do Setor Sucroalcooleiro do Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper), da Fundace/USP, divulgado no mês de fevereiro.

 

Pecuária do Conhecimento aposta em tecnologia para melhorar renda do produtor

Idealizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Phibro Saúde Animal, o projeto Pecuária do Conhecimento acaba de completar cinco anos. O projeto, que é conduzido pelo Polo Regional de Desenvolvimento de Tecnologias dos Agronegócios da Alta Mogiana (SP), objetiva divulgar a importância do uso de tecnologia para melhorar a qualidade da carne, elevando a rentabilidade do pecuarista de corte.

 

Prejuízo da carne pode chegar a US$ 1 bilhão mesmo com reabertura de mercados

Os danos financeiros decorrentes da Operação Carne Fraca, deflagrada no dia 17 de março pela Polícia Federal, já são enormes e podem ser irreversíveis. “Até o final deste ano, os prejuízos devem chegar a um bilhão de dólares na esfera nacional”, prevê José Antônio Ribas Júnior, diretor do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne-SC). Essa cifra está relacionada à queda nas receitas totais das empresas agroindustriais com os mercados brasileiro e mundial.

 

Operação Carne Fraca: setor do agro apoia investigações de fraudes em frigoríficos

A Operação Carne Fraca, deflagrada na sexta-feira, 17 de março, mobilizou governo e a iniciativa privada no apoio às investigações de irregularidades no controle sanitário das carnes e o envolvimento de algumas empresas no esquema de comercialização ilegal desses produtos nos mercados interno e externo. Francisco Turra e Antônio Jorge Camardelli, respectivamente presidentes da ABPA e da Abiec, se posicionaram sobre o atual cenário, assim como o vice-presidente da SNA Hélio Sirimarco.

 

Sistemas de macrologística aumentam a competitividade da agropecuária brasileira

A Embrapa acaba de implementar um serviço para a agropecuária com o objetivo de incrementar o nível de competitividade no setor. Os sistemas de macrologística envolvem estudos, levantamentos e a identificação de obras prioritárias que têm por finalidade melhorar o transporte e o escoamento da safra brasileira. Apresentada pelo chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, na SNA, a iniciativa pretende driblar o problema da logística, um dos gargalos do agronegócio brasileiro.

 

Retirada da vacinação contra aftosa deve gerar economia de R$ 600 milhões para o Brasil

Diversos Estados brasileiros, que juntos contabilizam em torno de 94 milhões de cabeças de gado, deixaram de registrar casos de febre aftosa no país. “A retirada da vacina contra a aftosa resultaria em uma economia de cerca de R$ 600 milhões por ano”, calcula Sebastião Costa Guedes, presidente do Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa (Giefa), vice-presidente de Relações Internacionais do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet).

 

Instituto Brasileiro de Economia da FGV contribui com desenvolvimento do agro

Em um mundo cada vez mais globalizado, números reais de diversos mercados podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio. De olho nisso, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, há 66 anos, pesquisa, analisa, produz e dissemina estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas. Os serviços FGV Dados, FGV Confiança e de consultorias do Ibre também contribuem com o desenvolvimento do agronegócio no país, segundo Claudio Conceição, superintendente de Publicações e Comunicação.

 

Alimentação bovina: nova variedade de capim eleva ganho de peso

Um capim mais nutritivo em proteína bruta e digestibilidade para o gado são algumas vantagens da nova cultivar BRS Quênia, segundo híbrido de Panicum maximum, lançado pela Embrapa. “Comparada sob pastejo com as cultivares mais plantadas no Brasil, a BRS Quênia resultou em 17% maior ganho em peso individual e por área do que a cv. Mombaça, no bioma Cerrado, e 30% maior ganho em peso individual e 9% maior ganho em peso por área do que a cv. Tanzânia, no bioma Amazônia”, relata a pesquisadora Liana Jank.

 

Boletim semanal de notícias da SNA por e-mail.

Cadastre-se para receber o boletim

Veja as últimas edições

 

Clipping com notícias da SNA divulgadas em outros veículos de mídia.

Veja o SNA na mídia

 

Mais Notícias

Presidente da FPA afirma que setor agrícola terá proposta única para solucionar Funrural

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirmou na terça-feira (25), após a reunião-almoço da entidade, que deputados e senadores da bancada ruralista …
Leia mais

Bancários, metroviários, professores e aeronautas vão parar na sexta-feira

Metroviários, rodoviários, bancários, metalúrgicos, professores, petroleiros, químicos e aeronautas, entre outras categorias profissionais, deverão paralisar as atividades nesta sexta-feira, na greve geral organizada pelas centrais sindicais contras as …
Leia mais

Publicação da Conab aponta desafios e oportunidades para a produção de trigo no País

O incentivo à produção de trigo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil pode gerar farinha a preços menores e beneficiar a população consumidora, com forte impacto econômico …
Leia mais

Indicadores Cepea: trigo, etanol e açúcar

Trigo: queda do preço mínimo pode reduzir ainda mais área semeada A queda anunciada pelo governo no preço mínimo do trigo a ser comercializado na safra 2017/18 pode …
Leia mais

Suíno vivo: segunda quinzena dificulta modificação nas cotações

Os preços do suíno vivo no mercado independente enfrentam uma semana estabilidade. “Há pouco espaço para reajustes no curto prazo, considerando a tradicional demanda mais retraída ao longo …
Leia mais

Frango vivo: cotação recua 2% em Minas Gerais

A cotação do frango vivo recuou R$ 0,10 (2,78%) nesta terça-feira (25 de abril), em Minas Gerais. Após duas semanas de preços firmes, o quilo no Estado voltou …
Leia mais

Desempenho das carnes na terceira semana de abril

Referentes às exportações de carnes da terceira semana de abril (16 a 22, quatro dias úteis), os números divulgados ontem pela Secex/Mdic não diferem muito dos das duas …
Leia mais

Falta de gordura afeta produção de manteiga

É visível nas prateleiras refrigeradas dos supermercados. Nos últimos meses, os tabletes e potes de manteiga que disputam espaço com as margarinas se tornaram artigo de luxo. Não …
Leia mais

Importações de lácteos perdem fôlego, mas déficit na balança do País persiste

O Brasil encerrou março com um déficit de US$ 38.5 milhões na Balança Comercial de lácteos. O valor ainda é expressivo, mas vem caindo desde o início do …
Leia mais

Açaí: energia e saúde concentradas

Somente no Estado de Pará, a frutinha injetou R$ 225 milhões na economia local, no ano passado. *** Leia a matéria completa assinando a revista A Lavoura através …
Leia mais

Goiaba vermelha: nutritiva e cabe no bolso

Considerada uma superfruta por conter dez vezes mais vitamina C que a laranja, a goiaba vermelha (Psidium guajava L.) é uma das mais apreciadas pelas famílias brasileiras, seja …
Leia mais

Gado bom de leite

Pecuaristas da cadeia leiteira que investem em animais geneticamente superiores, têm conseguido elevar a produção e a qualidade do leite sem a necessidade de aumentar as áreas de …
Leia mais

SNA fecha acordo de cooperação com província chinesa

    A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) recebeu na terça-feira (25) a visita de uma comissão chinesa da província de Zhejiang. Durante o encontro, o vice-presidente da …
Leia mais

Romã: mais de 4 mil anos de muito poder

Imaginem uma superfruta que, despretensiosamente, surgiu há dois mil anos antes de Cristo e hoje, após testes em laboratórios, o suco de uma de suas partes pode fornecer …
Leia mais

Os 44 anos da Embrapa e os 20 anos da Lei de Proteção de Cultivares

A Embrapa completou 44 anos esta semana, 23 de abril de 2017, trazendo soluções em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Também, nesta semana, …
Leia mais

Queda na demanda limita importações da açúcar da Índia

Uma queda nas vendas de açúcar na Índia, maior consumidor global, deixou o país com estoques suficientes para seguir até a próxima safra, disse a Associação Indiana de …
Leia mais

Quinze países ainda barram entrada de carne brasileira

Quinze países ainda estão com suspensão total para as carnes brasileira cerca de 40 dias da Operação Carne Fraca. JBS, Marfrig e Minerva Foods retomaram as atividades de …
Leia mais

Agroconsult: abate de bovinos deve subir quase 10% no Brasil em 2017

O abate de bovinos no Brasil deverá subir para 40.4 milhões de cabeças em 2017 contra 36.9 milhões de cabeças em 2016, estimou nesta terça-feira a consultoria Agroconsult, …
Leia mais

Importações de milho da China em março caem para o menor nível em 3 anos e meio

As importações de milho da China em março despencaram 99,1% em relação a um ano antes, para o menor nível desde setembro de 2013, mostraram dados da alfândega …
Leia mais

Com a safrinha em desenvolvimento, preços do milho preocupam produtores de Goiás

Após o plantio de 1.26 milhão de hectares de milho safrinha em Goiás encerrado há algumas semanas, as lavouras se desenvolvem bem, apesar de as chuvas já estarem perdendo …
Leia mais

Relação de troca com o milho aumentou 123,9% em um ano para o suinocultor

O mercado de suíno vivo registrou valorização na semana. Nas granjas paulistas o animal terminado passou de R$75,00/@ para os atuais R$77,00/@, uma alta de 2,7% no período. …
Leia mais

Custo das frutas segue variado, mas maçã tem queda de preços nas Ceasas

Os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento mais representativas do país não apresentaram movimento uniforme em março. O destaque foi a maçã, que …
Leia mais

Projeto de destinação de animais mortos disponibiliza vídeo com dados de pesquisa

O projeto de Tecnologias para Destinação de Animais Mortos desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves, disponibilizou um novo vídeo com os resultados de pesquisa sobre as tecnologias validadas …
Leia mais

Diretor-executivo do Sindag avalia problemas na proibição da pulverização aérea

A pulverização aérea de defensivos agrícolas, nos últimos meses, tornou-se tema de reuniões, fóruns e audiências públicas. As discussões foram impulsionadas por dois projetos de lei (PLs) propostos …
Leia mais

Governo do Rio de Janeiro lança Atlas Solar do Estado

Com a finalidade de promover o investimento em energia solar fotovoltaica e heliotérmica, bem como sinalizar seu interesse no desenvolvimento local da indústria fotovoltaica, o governo do Estado …
Leia mais

CNA realiza 1ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil

O Programa de Intercâmbio Agro Brazil do Sistema CNA/Senar/ICNA começou nesta segunda-feira, 24 de abril, no Vale do Rio São Francisco. Representantes de dez países vão conhecer, durante toda …
Leia mais

Em dez anos, fontes de energias renováveis podem ser mais baratas que combustíveis fósseis

Cem por cento da energia consumida no mundo pode ser proveniente de fontes renováveis até 2050, e os custos desse sistema energético podem ser mais baratos do que …
Leia mais

Faemg assina termo de compromisso para aumentar segurança no campo

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) assinou um termo de compromisso com a Trust Consultoria e Soluções em Segurança para a implementação …
Leia mais

Vendas antecipadas de milho segunda safra atingem apenas 17% do total

As vendas antecipadas da segunda safra de milho do Brasil 2016/17 atingiram 17,1% da colheita prevista, contra 44,5% neste mesmo período da temporada passada, estimou hoje a consultoria …
Leia mais

Framboesa: um prazer ao paladar

Originárias do Hemisfério Norte, as primeiras cultivares de framboesa (Rubus idaeus L.) foram introduzidas no Brasil na década de 1970, a partir de espécies naturalmente distribuídas nos Estados …
Leia mais

Cresce demanda por crédito para armazenagem

A supersafra brasileira de grãos na temporada 2016/17 fez acelerar novamente a tomada de crédito para armazenagem privada no país. Com orçamento inicial de R$ 1.4 bilhão para …
Leia mais

USDA: embarques semanais de soja e milho dos EUA ficam acima das expectativas

Na semana encerrada em 24 de abril, foram embarcadas 634.877 toneladas de soja, enquanto as estimativas do mercado variavam de 380 mil a 600 mil toneladas. O volume …
Leia mais

Recria em rebanhos: o futuro do sistema de produção de leite

Sistema no Brasil ainda é utilizado a pasto, que acaba dependente das condições climáticas, impactando no crescimento de novilhas. *** Leia a matéria completa assinando a revista A …
Leia mais

Criador segura o gado no pasto na expectativa de recuperação de preços

O preço do boi gordo caiu depois da operação Carne Fraca. Na tentativa de conseguir preços melhores, pecuaristas de São Paulo estão segurando os animais no pasto. Essa …
Leia mais

Tendências da produção mundial de carne de frango em 2017

Em novo estudo, divulgado este mês, sobre as tendências da produção mundial de carne de frango no exercício de 2017, o USDA reviu as projeções que havia apresentado …
Leia mais

Acerola: delicada e poderosa

Frutinha tem cem vezes mais vitamina C que a laranja e dez vezes mais em comparação à goiaba. *** Leia a matéria completa assinando a revista A Lavoura …
Leia mais

Indicadores Cepea: milho, soja e citros

Milho: preços reagem em São Paulo Os preços do milho voltaram a reagir no mercado paulista, especialmente na região de Campinas, onde o Indicador Esalq/BM&FBovespa subiu 2,9% entre …
Leia mais

Safra de soja acima do esperado no Rio Grande do Sul causa dificuldades no escoamento e no armazenamento

Apesar da importância da safra recorde de soja registrada em 2017 no Rio Grande do Sul para a economia do estado, os bons resultados do campo causam dois …
Leia mais

Em recorde histórico, Mato Grosso do Sul colhe 8,5 milhões de toneladas de soja na safra 2016/2017

A safra 2016/2017 de soja é a maior já registrada na história de Mato Grosso do Sul. Desde o início do plantio do ciclo, no dia 16 de …
Leia mais

Saída de soja pelos portos do Norte e Nordeste aumenta

Estradas ruins, caminhões atolados e dificuldades de trânsito. Esses são alguns dos problemas encontrados pelos exportadores de grãos que buscam os portos do chamado Arco Norte (saídas pelo …
Leia mais