Notícias

 

Pegada hídrica: estudo ajuda produtores a potencializar uso da água virtual

Elaborar políticas para que o Brasil possa expandir acordos comerciais relacionados aos produtos agropecuários, principalmente, para mercados cuja dotação de água é baixa. Foi com esse objetivo que a economista formada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) Jaquelini Gisele Gerlain realizou um estudo sobre volume e o valor da água virtual – água embutida no processo produtivo de qualquer produto –, presente na exportação de soja da região de Matopiba.

 

Novo sistema de armazenagem garante grande capacidade de movimentação de grãos

Uma nova tecnologia de armazenagem temporária de grãos garante rapidez e facilidade de instalação e grande capacidade de movimentação de cargas. Introduzida no Brasil pela AGI (Ag Growth International), empresa instalada em Assis (SP), a estrutura inclui um sistema de aeração e termometria que permite manter a qualidade dos grãos depositados, bem como o monitoramento das condições de conservação. Quanto à capacidade de armazenagem, o sistema comporta até dez mil toneladas.

 

Hortifrútis sofrem pressão e devem encerrar ano com recuo médio de 5%

Os hortifrútis devem encerrar 2017 com retração média de 5% nos preços praticados no atacado. A estimativa é de Flávio Godas, economista da Ceagesp, entidade ligada ao Ministério da Agricultura.

 

PIB/Renda do Agronegócio fica estável em 2017, prevê Cepea/USP

A amarga combinação de safras recordes com a queda no consumo interno fez com que o preço médio dos produtos do agronegócio crescesse menos que o preço médio da economia: o resultado será um PIB/Renda Agrícola estável em 2017, de acordo com levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

 

Exportações do agro voltam a crescer e preços internacionais melhoram, diz analista

Gustavo Domingues, diretor de Acesso a Mercados do Ministério da Agricultura, disse que “2017 deve marcar o crescimento das exportações do agro em melhor nível que os anos anteriores, e que há alguma melhora dos preços internacionais, apesar de estarem em níveis mais baixos”. Domingues participou, na última semana, ao lado do presidente da SNA, Antonio Alvarenga, e do presidente da Faerj, Rodolfo Tavares, do Enaex 2017, encontro de comércio exterior, realizado no Rio de Janeiro.

 

Aristides Junqueira: ‘Está cada vez mais difícil a resolução de conflitos fundiários’

O ex-procurador geral da República, Aristides Junqueira, admitiu que “está cada vez mais difícil a resolução de conflitos fundiários no Brasil”, e que “a estrutura do poder judiciário não se preocupa com as varas agrárias”. Junqueira, que participou na quinta-feira (10/8) como palestrante de um debate sobre novos métodos de acesso à Justiça Agrária, por ocasião do I Congresso Nacional de Direito Agrário, afirmou que “a justiça não é o meio adequado para resolver esses conflitos”, e propôs uma resolução no âmbito administrativo.

 

Questão ambiental brasileira é instrumento de pressão para outros países, diz Aldo Rebelo

“A agricultura brasileira exerce forte concorrência com a agricultura europeia e dos Estados Unidos, e essa disputa comercial deságua no uso, por parte dos concorrentes, da questão ambiental como instrumento de vantagem comparativa para nivelar a concorrência, que é muito difícil e desfavorável para eles”. A afirmação é do deputado federal Aldo Rebelo, que participou na sexta-feira (11/8) do I Congresso Nacional de Direito Agrário, no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no centro do Rio de Janeiro.

 

Octavio Mello Alvarenga e a modernidade do ensino do Direito Agrário

O pioneirismo de Octavio Mello Alvarenga foi lembrando durante o I Congresso Nacional de Direito Agrário, realizado nos dias 10 e 11 de agosto, no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no Rio de Janeiro. O advogado foi o grande homenageado do evento, que discutiu, entre outros temas, o ensino jurídico do Direito Agrário no País.

 

Presidente do BNDES: sem o agro ‘já teríamos afundado no Oceano Atlântico’

“Somos um país funcionando de cabeça para baixo. Se não fosse o agronegócio já teríamos afundado no Oceano Atlântico”. Com essa declaração, o presidente do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello Castro, mostrou a importância do setor para a economia brasileira durante o 16º Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), na última segunda (7/8), em São Paulo.

 

Abag e IBGE anunciam início do Censo Agro 2017

Durante o 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), na última segunda-feira (7/8), na capital paulista, o presidente do IBGE, Roberto Olinto, e Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag e membro da Academia Nacional de Agricultura, da SNA, assinaram um termo de compromisso entre as duas entidades para a implementação de ações conjuntas com vistas à divulgação do Censo.

 

‘No Brasil, abriram a caixa da corrupção, lá fora a caixa do protecionismo’, diz presidente da Abag

O agronegócio está espremido, de um lado, por problemas internos, como a logística e a situação tributária brasileira, e de outro, pelo cenário global, que também preocupa. Foi o que afirmou, na segunda-feira (7/8), na abertura do Congresso da Abag, o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, que também preside a Academia Nacional de Agricultura da SNA.

 

Conselho do Agro apoia parecer da AGU sobre demarcação de terras indígenas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as entidades que integram o Conselho do Agro aprovaram na quinta-feira (4) uma nota de apoio ao parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que orienta a Administração Pública Federal sobre como proceder nos processos de demarcação de terras indígenas.De acordo com a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Maria Cecília Ladeira de Almeida, “a nota divulgada pelo Conselho do Agro vai ao encontro dos anseios dos produtores rurais”.

 

Manutenção do governo Temer: estabilidade nas previsões, mas muitos desafios à vista

Poucos dias após a decisão do Congresso de arquivar a denúncia contra o presidente Michel Temer por crime de corrupção, o setor do agronegócio realinha suas expectativas para os próximos meses. É consenso entre os especialistas do setor que a manutenção da atual equipe ministerial permitirá maior previsibilidade para o desempenho dos negócios no curto e médio prazos.

 

MP do Funrural gera expectativas e críticas

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Nilson Leitão, que liderou as negociações com o governo sobre a Medida Provisória do Funrural, disse que a MP surge para “corrigir graves distorções na contribuição previdenciária no campo”, mas reconhece que ela deverá passar por modificações. Na opinião do presidente da Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (Andaterra), Sérgio Pitt, a MP 793 é inconstitucional. “Não há coerência, não há ética”, disse ele.

 

Um quarto dos produtores utiliza ferramentas digitais na gestão de propriedades

O campo, nos últimos anos, vem se transformando de forma acelerada, graças à incorporação das tecnologias digitais. Os micros e pequenos empresários rurais também acompanham essa tendência: 95% deles têm aparelho celular e 60% estão conectados à internet.

Embora o cenário seja positivo, dentre 70% dos produtores que fazem a própria gestão administrativa e financeira da propriedade, somente 25% (ou seja, apenas um quarto) utilizam ferramentas digitais para essa finalidade.

 

Imunonutrição pode garantir saúde de suínos e ganhos para o produtor

A carne suína consumida no país passa por várias etapas de produção até chegar à mesa dos brasileiros. E o maior desafio da suinocultura começa dentro da porteira, com a implementação de novas tecnologias, especialmente àquelas relacionadas à dieta dos animais. Segundo especialistas, uma tendência observada nessa área se relaciona à imunonutrição, ou seja, à produção de alimentos seguros que serão inseridos na dieta desses animais, reduzindo ou até mesmo eliminando, principalmente, o uso preventivo de antimicrobianos.

 

Especialistas alertam: 2017 já é o pior em níveis de infestação de broca-do-café

A baixa no ciclo bienal, quando a safra é naturalmente menor que a anterior, e um longo período de secas, que levou os estoques do país a caírem, já afetaram significativamente a cafeicultura brasileira. Mas agora os produtores de café estão enfrentando um problema ainda mais devastador, que pode reduzir substancialmente a produção da cultura: 2017 já registra o pior nível de infestação por broca-do-café dos últimos anos. Ataques dessa praga apareceram em áreas que respondem por cerca de 50% da safra nacional.

 

Alta de impostos sobre combustíveis pode afetar setor de grãos em R$ 1,4 bilhão

Um levantamento feito pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) aponta que o aumento de impostos sobre os combustíveis terá impacto direto na produção brasileira de grãos. “Ao todo a produção de grãos pagará quase R$ 1,4 bilhão a mais na safra de 2018”, prevê o economista da instituição Antônio da Luz. Segundo o especialista, esse impacto também incidirá direta e indiretamente sobre o setor: “O aumento afetará diretamente o custo de produção”.

 

Com liderança da cafeicultura, agro protagoniza geração de empregos no país

O protagonismo do setor agropecuário, na geração de empregos com carteira assinada, continua no Brasil. Dados do Ministério do Trabalho mostram que o agro teve crescimento de 2,29% em junho, ao empregar 36.827 pessoas, enquanto o país, em geral, alcançou elevação de apenas 0,03% no mesmo mês. A cafeicultura se destacou, no mês passado, com a contratação de 10.804 celetistas. A agropecuária também lidera no 1º semestre de 2017, com alta de 7,63% (117.013 vagas); e nos últimos 12 meses, com 0,58% (9.490).

 

Agronegócio é importante para induzir crescimento em outros setores, diz economista

“A economia brasileira apresenta baixo crescimento. No entanto, já saímos da área negativa do PIB em queda”. A afirmação é do economista Cláudio Contador. Em declaração à equipe SNA/RJ, ele diz que o agronegócio “já se descolou da crise e tem sido importante para induzir crescimento em setores como o de máquinas, por exemplo”. Na terça-feira, 11 de junho, Contador participou de reunião do Conselho de Economia da SNA, ocasião em que mostrou dados recentes de vários setores da economia nacional.

 

‘Nova lei é um grande passo para a regularização fundiária no país’, afirma diretora da SNA

A Lei nº 13.465/17, que regulamenta a regularização fundiária rural e urbana, vai facilitar a legalização de áreas rurais. Após tramitar no Congresso Nacional, por meio da Medida Provisória nº 75.916, ela foi sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, no dia 11 de julho.

Segundo o governo federal, mais de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas. Somente na Amazônia Legal, por exemplo, o Ministério de Desenvolvimento Agrário estima a entrega de 27 mil títulos.

 

Cresce número de feiras e mercados especializados em alimentos orgânicos premium

Feiras e mercados especializados em alimentos saudáveis, que comercializam produtos diferenciados – entre eles, os chamados premium, que incluem os orgânicos –, vêm ganhando cada vez mais espaço e conquistando novos consumidores preocupados em comprar produtos menos industrializados, isentos de aditivos químicos e com mais sabor e qualidade. A recessão brasileira e o desemprego, por outro lado, estão servindo de incentivo para que novos empreendedores invistam em pequenos negócios.

 

‘Pecuária perdeu R$ 17 bilhões em dois anos’, calcula vice-presidente da SNA

O Valor Bruto da Produção Pecuária (VPB) deve recuar 6% neste ano em relação a 2016, para R$ 168 milhões, o menor dos últimos cinco anos. Essa perspectiva foi divulgada, nesta semana, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com base no atual cenário deste setor do agronegócio, no Brasil.

Vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco, mesmo assim, aposta na recuperação do segmento, embora os números do Mapa reflitam a crise acentuada da pecuária no primeiro semestre de 2017.

 

Mulheres são imprescindíveis para o agronegócio, diz Roberto Rodrigues

O último Censo Agropecuário (2006), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que mais de 14 milhões de mulheres trabalham nas lavouras do Brasil, comunidades quilombolas e indígenas e nas reservas extrativistas. Isso reforça o protagonismo delas na agricultura familiar, até porque 45% dos produtos agrícolas são plantados e colhidos por pessoas do sexo feminino. “As mulheres são imprescindíveis em todas as atividades ligadas à agropecuária e ao agronegócio tanto no Brasil quanto no mundo todo”, defende o ex-ministro Roberto Rodrigues.

 

Sistema de produção integrada é condição básica para Brasil exportar mais

Aproveitar as mudanças do perfil dos consumidores, que buscam alimentos menos industrializados e com produção de menor impacto para o meio ambiente, foi um dos pontos debatidos por representantes do setor agropecuário, de governos, pesquisadores, instituições representativas do agronegócio, entre outros, durante o Global Pulse Conferederation (GPC), no Canadá. Os protagonistas do encontro foram os pulses, sementes comestíveis de plantas da família das leguminosas, como o feijão, lentilha e grão de bico.

 

Políticas públicas devem estar alinhadas com prioridades e objetivos ambientais

Consolidar os esforços de instituições brasileiras públicas e privadas para a conservação e recuperação da vegetação nativa do país. Esse é o objetivo da criação do Guia para a Formulação de Políticas Públicas Estaduais e Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais, lançado pela The Nature Conservancy (TNC), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A apresentação da nova ferramenta foi realizada durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em Campinas (SP).

 

Vice-presidente da SNA avalia desempenho do crédito rural na safra 2016/17

Mês de junho chegou ao fim e com ele o ciclo agrícola referente à safra 2016/17. No período, entre 1º de julho do ano passado e 30 de junho de 2017, os financiamentos agropecuários da agricultura empresarial somaram R$ 137,2 bilhões, sendo R$ 82,3 bilhões para custeio – 78,8% a juros controlados e 21,2% a juros livres –, R$ 23 bilhões para comercialização, R$ 26,5 bilhões para investimentos e R$ 5,4 bilhões para industrialização. Os números são da Secretaria de Política Agrícola (SPA), vinculada ao Ministério da Agricultura.

 

Cédula Imobiliária Rural será eficaz para obtenção de crédito, afirma diretora da SNA

O projeto de lei da Câmara que institui a Cédula Imobiliária Rural (CIR), aprovado em junho pelo Senado, deverá ser um instrumento eficaz para a obtenção de crédito para o produtor rural. A observação é da diretora técnica da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Maria Cecília Ladeira de Almeida. “A vantagem é que o projeto cria o patrimônio de afetação, que é destacado do imóvel como um todo, e que tem o condão de criar uma garantia mais equânime em relação ao crédito obtido”, avalia a diretora.

 

Setor de proteína animal deve crescer mais no 2º semestre, acredita Francisco Turra

Passados quase quatro meses da Operação Carne Fraca, deflagrada em 17 de março pela Polícia Federal, o setor de proteína animal, alheio à instabilidade social, política e econômica do país, apresentou estabilidade e acena para uma possível evolução do quadro atual, para o segundo semestre de 2017. A avaliação foi feita pelo ex-ministro Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA, durante coletiva de imprensa, em São Paulo.

 

Reduzir confinamento pode ajudar a combater crise na pecuária brasileira

A redução do confinamento bovino deve “enxugar” a oferta de carne no mercado, assim como um possível aumento na exportação de animais também provocaria uma redução na oferta interna de carne. Essa é a opinião do presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), Alberto Pessina, a respeito dos benefícios primários relacionados à diminuição do confinamento como solução paliativa para a atual crise no setor pecuário brasileiro.

 

Boletim semanal de notícias da SNA por e-mail.

Cadastre-se para receber o boletim

Veja as últimas edições

 

Clipping com notícias da SNA divulgadas em outros veículos de mídia.

Veja o SNA na mídia

 

Mais Notícias

Queda acentuada de polinização pode gerar impacto na agricultura, alerta doutora em Ecologia

O aquecimento global e as mudanças no clima podem afetar a ocorrência de polinizadores naturais. Em artigo publicado na revista PLOS One, pesquisadores avaliaram 95 polinizadores de 13 culturas …
Leia mais

Conheça os mitos e as verdades sobre a calagem do solo

O plantio de soja no Mato Grosso do Sul deve ter início no dia primeiro de outubro, de acordo com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). E …
Leia mais

Artigo: ‘Para onde caminha a agricultura?’, por Fernando Lamas, pesquisador da Embrapa

  * Fernando Mendes Lamas As transformações que estão em curso nos mais diferentes setores, que interferem direta ou indiretamente sobre a vida na superfície da terra, também …
Leia mais

Ações brasileiras de agricultura servem de modelo para Cabo Verde

As ações desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na área de política agrícola, abastecimento e segurança alimentar podem auxiliar a República de Cabo Verde a reforçar e …
Leia mais

Safras & Mercado: soja, milho e trigo – balanço semanal (14 a 17 de agosto)

Soja tem negócios isolados e preços mistos / Chicago recua O mercado brasileiro de soja teve uma semana de poucos negócios, refletindo a queda dos contratos futuros em …
Leia mais

Governo libera R$ 90 milhões para seguro rural do segundo semestre

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou mais R$ 90 milhões para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no segundo semestre deste …
Leia mais

Brasil será diplomático ao lidar com investigação chinesa a vendas de frango

O Brasil será diplomático ao se manifestar sobre uma investigação antidumping lançada pela China contra a carne de frango brasileira, antes de uma visita neste mês do presidente …
Leia mais

Chinesa Cofco amplia suas exportações de soja a partir do Brasil

As margens poderiam estar mais atraentes, mas mesmo assim a Cofco International vem cumprindo à risca a meta de fazer do Brasil o principal fornecedor de soja de …
Leia mais

Produtor só poderá plantar soja em MS entre os dias 16 de setembro e 31 de dezembro

O agricultor de Mato Grosso do Sul somente poderá plantar soja entre os dias 16 de setembro e 31 de dezembro. O período foi estipulado em uma resolução …
Leia mais

Indicadores Cepea: melancia, manga, citros, frango e cenoura

Melancia: fruta se desvaloriza 25,2% no Tocantins As cotações da melancia registraram queda nas regiões produtoras de Tocantins e Goiás nesta semana (14 a 18/8). No geral, o …
Leia mais

BR-163 será concluída pelo Exército até o fim de 2018

Foi assinada na quinta-feira (17/8) pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, termo de transferência no valor de R$ 128.5 milhões para o Exército pavimentar, até …
Leia mais

Balanço do mercado brasileiro de soja e milho

Soja No Brasil, graças a um dólar que melhorou um pouco, e que foi cotado a R$ 3,17 durante boa parte da semana, os preços da soja não …
Leia mais

Feijão carioca: 70% da safra de Goiás já foi negociada

Vai ficando bastante claro que o produtor de feijão não pode ser encarado como simplesmente um tomador de preço. Há momentos em que ele determina o ritmo do …
Leia mais

OIA estima superavit de açúcar em 2017/18 de 4.6 milhões de toneladas

A Organização Internacional do Açúcar (OIA) estimou que haverá um superávit de 4.636 milhões de toneladas da commodity no mundo na safra internacional 2017/18 (que começa em outubro), …
Leia mais

Irrigação por gotejamento aumenta 30% da produtividade na cebola

Localizada na bacia do Rio São Francisco (PE), a plantação de cebola do produtor Gilmar Freire necessitava de gestão adequada na utilização de água. Há cinco anos, a …
Leia mais

Com safra recorde, VLI transporta recorde pelo corredor Centro-Sudeste em julho

Refletindo a volumosa safra brasileira, a VLI transportou em julho um recorde de 1.016 bilhão de toneladas por quilômetro útil (TKU) de produtos no corredor ferroviário Centro-Sudeste, afirmou …
Leia mais

Boi: mercado de reposição se aquece e registra a maior alta semanal do ano

Após longo período de negociações truncadas e de recorrentes tentativas de compra por preços abaixo da referência, que davam um tom baixista ao mercado de reposição, surgem sinais …
Leia mais

Embrapa: custos de produção de suínos e frangos têm mais um mês de queda

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos, divulgados na quinta-feira (17/8) pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (Cias), mantiveram em …
Leia mais

Preços de frutas de grande consumo recuam no país

Os preços da banana, laranja, alface e batata recuaram nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país em julho em relação a junho, segundo levantamento divulgado ontem pela …
Leia mais

Arroz transgênico une três micronutrientes contra subnutrição

Um grupo de pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zürich, Suiça) conseguiu modificar geneticamente uma nova variedade de arroz para unir três micronutrientes. O grão …
Leia mais

Agroenergia: Brasil terá de investir em novos biocombustíveis para cumprir Acordo de Paris

O Brasil vai precisar mais que biodiesel e etanol para ter 18% da matriz energética baseada em biocombustíveis, até 2030, assim como se comprometeu no Acordo de Paris. …
Leia mais

China lança investigação sobre importação de carne de frango do Brasil

A China lançou nesta sexta-feira uma investigação antidumping sobre as importações de carne de frango do Brasil após reclamação da indústria doméstica de que o país está vendendo …
Leia mais

Turismo rural: trilha do Iapar é credenciada em Circuito Internacional de Caminhadas

A próxima edição da caminhada ecopedagógica do Instituto Agronômico do Paraná, que será realizada no próximo dia três de setembro, na Estação Experimental do Iapar da Lapa, foi …
Leia mais

Portos do Arco Norte ganham importância no escoamento de soja e milho

Com a projeção de aumento de 50 milhões de toneladas na produção brasileira de soja e milho na safra 2016/2017, saltando de 162 milhões de toneladas para 211.2 …
Leia mais

Leilões: Conab negocia quase 100% do milho ofertado e prêmios recuam com disputa

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizou mais duas operações de apoio à comercialização do milho nesta quinta-feira (17/8). No total foram ofertadas 818.000 toneladas do cereal, das …
Leia mais

Indicadores Cepea: boi, alface e suínos

Boi: preço da arroba aumenta em todo o país As cotações da arroba do boi gordo estão em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores …
Leia mais

Suíno vivo: movimento de alta é interrompido e preços estão estáveis

Nesta quinta-feira (17/8), os preços do suíno vivo continuaram estáveis nas principais praças do País. No indicador do Suíno Vivo Cepea/Esalq ocorreram altas, mas pouco expressivas: Minas Gerais …
Leia mais

Escoamento da safra de grãos encarece no Brasil

Com a entrada da ‘safrinha’ de milho no mercado, os fretes rodoviários têm apresentado trajetória ascendente. Na rota entre o Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, os …
Leia mais

Tecnologia: tomate high tech

As mudanças climáticas apresentam-se como uma preocupação a mais para atividade agrícola. Para os produtores de hortaliças, o cultivo protegido tem sido uma alternativa viável para diminuir os …
Leia mais

Ministro dos Transportes garante que não haverá mais atoleiro no escoamento da safra na BR-163/PA

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, garantiu nesta quinta-feira que não haverá mais atoleiros no transporte da safra de grãos pela BR-163 no Pará, …
Leia mais

País terá de investir em novos biocombustíveis para cumprir Acordo de Paris

O Brasil vai precisar de mais do que biodiesel e etanol para ter 18% da matriz energética baseada em biocombustíveis até 2030, como se comprometeu no Acordo de …
Leia mais

Embrapa: é inviável o País cumprir meta de avanço para biocombustíveis

Apesar dos aparentes esforços do governo e da iniciativa privada, dificilmente o Brasil conseguirá cumprir a meta de elevar para 18% a participação dos biocombustíveis em sua matriz …
Leia mais

Ministro da Agroindústria da Argentina diz que plano de queda das “retenciones” para a soja continua o mesmo

O ministro da Agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, reafirmou que a partir de janeiro as taxas de exportação sobre a soja, as chamadas “retenciones”, terão uma queda de …
Leia mais

Queda nos preços do leite no mercado spot

No mercado spot, ou seja, o leite comercializado entre as indústrias, o preço do leite teve nova queda na primeira quinzena de agosto. Segundo levantamento da Scot Consultoria, em …
Leia mais

Frutas e hortaliças registram queda nos preços das Ceasas

Os preços da banana, laranja, alface e batata caíram nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do País. É o que revela o 8º Boletim Prohort de Comercialização de …
Leia mais

Feijão: compradores pagaram R$ 125,00/saca no Paraná e São Paulo

É bem provável que diversos empacotadores iniciaram uma preparação para a demanda do inicio do próximo mês. O varejo não tem demonstrado maior interesse do que a normal …
Leia mais

Safras & Mercado: colheita da safra de café 2017/18 passa de 90% no Brasil

A colheita de café da safra 2017/18 estava em 91% da produção total até o dia 15 de agosto. A estimativa é da consultoria Safras & Mercado. Levando …
Leia mais

Cai importação de fertilizantes em julho

Foram importadas 2.25 milhões de toneladas de fertilizantes no Brasil em julho, mostra o levantamento divulgado pelo GlobalFert. Após o impressionante aumento de 57% nas compras externas em …
Leia mais

UFs exportadoras de frango entre janeiro e julho de 2017

O quadro de Unidades Federativas exportadoras de carne de frango permanece o mesmo de meses anteriores, ou seja, continua abrangendo 16 estados mais o Distrito Federal. Desse total, …
Leia mais

Roberto Rodrigues: Brasil precisa criar ‘sensação de pertencimento’ com agro

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues defendeu a criação de uma plataforma de Segurança Alimentar Global para impulsionar e envolver toda a sociedade nacional com o agronegócio no …
Leia mais