A Sociedade Nacional de Agricultura é uma entidade de utilidade pública, fundada em 1897, no Rio de Janeiro, com finalidades educacionais e voltada para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. 

Desde sua criação, a SNA participa ativamente do desenvolvimento do setor que hoje impulsiona a economia brasileira e envida esforços em benefício ao desenvolvimento e da promoção do agronegócio. Tais iniciativas são amparadas por ações educacionais e pela difusão de conhecimentos técnicos específicos. 

Um dos marcos mais importantes da história da SNA foi a campanha de mobilização para criação do primeiro Ministério da Agricultura. Em 1907, estabeleceu-se o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, por ordem do presidente Afonso Pena. No mesmo ano, também foi promulgada lei de regulação ao funcionamento dos sindicatos profissionais e cooperativas agrícolas. 

Ainda em 1897, a Sociedade Nacional de Agricultura iniciou a circulação da revista A Lavoura. Estatutariamente considerada seu órgão oficial, continua em atividade até hoje, em formato digital, e seu site registra média mais de um milhão de acessos por ano de pessoas interessadas em conteúdos diversificados sobre o tema. 

O site institucional da SNA, com dezenas de milhares de visitas por mês, também se transformou em um importante repositório de informações, análises e opiniões sobre o agronegócio brasileiro. Por aqui, são publicados notícias e artigos, em variados formatos, de especialistas no setor e de defesa à relevância do agro em âmbito político. 

Para mais detalhes sobre a SNA, clique aqui.