Inscrições para envio de trabalhos técnicos para Fundação Grupo Boticário terminam dia 15 de dezembro

04/12/2017|

Foram prorrogadas até o dia 15 de dezembro as inscrições para os interessados em enviar trabalhos técnicos para o 9º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (9º CBUC), que será realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, entre 31 de julho e dois de agosto de 2018, em Florianópolis.

Por meio deste link podem ser enviados artigos que apresentem ferramentas, procedimentos e modelos inovadores para gestão das Unidades de Conservação – preferencialmente com resultados consolidados – e não é necessário estar inscrito no evento para submeter os trabalhos.

Neste ano, serão cinco linhas de trabalhos técnicos, sendo três com temáticas tradicionais de proteção da biodiversidade, a quarta de comunicação e a quinta de economia – exemplo desta linha são ferramentas estratégicas para a valorização dos ecossistemas naturais.

Os eixos temáticos são: Biologia da conservação, voltada a quem desenvolve estudos que contribuem para garantir a conservação da biodiversidade; Novas soluções para gestão de áreas naturais, para quem busca inovar e encontrar soluções para a gestão de UCs; Políticas públicas para conservação, para quem luta pelo direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; Comunicação e mobilização da sociedade, para quem desenvolve iniciativas transformadoras que possam trazer uma nova realidade para a conservação de áreas protegidas; e Natureza, economia, saúde e bem-estar, para quem busca demonstrar os benefícios das áreas naturais à sociedade.

“Nesta edição, a apresentação dos trabalhos será em formato de pôsteres digitais, o que evita a impressão em papel e traz um caráter dinâmico e interativo para a discussão. Isso reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade do evento”, afirma a diretoria executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

9º CBUC

Realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) é um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina. A nona edição ocorrerá entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2018, em Florianópolis (SC).

Nesta edição, especialistas do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir o tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza” e definir diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação. A programação preliminar do IX CBUC está disponível no site www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc.

O GRUPO

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento.

Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.528 projetos de 501 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do País.

Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Fonte: Fundação Grupo o Boticário com edição d’A Lavoura