Alckmin inaugura centro de pesquisa do pescado no interior de SP

Alckmin
O governador Geraldo Alckmin no descerramento da placa do centro. Foto: Instituto da Pesca

 

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, inaugurou na quarta-feira, 18 de junho, em São José do Rio Preto, SP, o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Pescado Continental do Instituto de Pesca. Durante o evento, que contou com a presença da Secretária do Estado de Agricultura e Pecuária, Mônika Bergamaschi. Alckmin assinou o Decreto Estadual do Licenciamento da Aquicultura, com o objetivo de facilitar aos piscicultores a regularização dos seus empreendimentos, com base na legislação.

A nova unidade do Instituto de Pesca fica na Avenida Abelardo Menezes s/no (próximo ao trevo da Rodovia Washington Luiz, km 445, sentido Zona Sul) e conta com o prédio de administração e transferência de tecnologia, incluindo auditório para 70 pessoas e biblioteca especializada em aquicultura, onde será possível atender cerca de 300 interessados por mês, entre produtores rurais e estudantes, do ensino fundamental aos cursos de pós-graduação.

 

 O diretor do Instituto de Pesca, Edson Kubo (à esquerda), ao lado da secretária Mônika Bergamaschi.
O diretor do Instituto de Pesca, Edson Kubo (à esquerda), ao lado da secretária Mônika Bergamaschi

Estão previstos quatro laboratórios: de Análises de Água, de Reprodução e Larvicultura, de Nutrição e Sanidade de Organismos Aquáticos e de Ensaios Biológicos. Além disso, serão instalados 45 viveiros experimentais, totalizando 36.800 m2 de área alagada, com capacidade para produzir até 1.200.000 alevinos de diferentes espécies e 64,2 toneladas de pescado por ano.

Segundo Edison Kubo, diretor do Instituto de Pesca, a região de Rio Preto é a maior produtora de peixes cultivados, o que justifica a escolha do local para a instalação do centro que tem como proposta promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio do pescado continental e divulgar novas tecnologias da aquicultura. “O centro foi projetado para ser referência nacional no desenvolvimento de pesquisas na área de aquicultura”, afirma o diretor.
Por Equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp