Frango: cenário promissor nos embarques iniciais do mês

13/09/2017|

Os números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) relativos aos embarques de carne de frango in natura no primeiro decêndio de setembro (1 a 9, cinco dias úteis) são extremamente promissores, pois, afinal, os volumes médios do período, 18.848 toneladas, pela média diária, correspondem ao segundo melhor resultado obtido pelo setor em todos os tempos (estão aquém, somente, mas por diferença muito pequena, das 18.934 toneladas/dia de julho de 2015).

De toda forma, esse desempenho deve ser encarado com alguma ressalva. Primeiro, porque no resultado inicial do mês (dia 1º) podem estar embutidos “restos” não contabilizados de agosto. Segundo, porque os resultados da segunda semana podem ter se distribuído ao longo de cinco dias de embarques (ou seja, ignorando o feriado de 7 de setembro). E, neste caso, a média diária registrada sofre diluição, mantendo-se ao nível de meses anteriores.

Porém, encarando as perspectivas com otimismo e estimando-se que nos outros dois terços do mês (setembro tem 20 dias úteis, um terço dos quais já ficou para trás) prevaleça o desempenho atual, chegar-se-á, ao final do período, a um volume total em torno de 377 mil toneladas, resultado quase 7% superior ao de setembro do ano passado.

No entanto, ainda que a média diária embarcada seja 13,27% superior à do mês passado (16.640 toneladas/dia em agosto/17; 18.848 toneladas/dia em setembro corrente), essas 377 mil toneladas serão mais ou menos 1,5% inferiores. Porque, simplesmente, o último agosto, com 23 dias úteis, teve três dias úteis a mais que setembro corrente.

 

Fonte: AviSite