Escola é premiada por pesquisas sobre o Sisteminha Embrapa

Publicado em 23/11/2016

Alunos apresentam resultados da implantação do Sisteminha na escola. Foto: Ricardo Moura/Divulgação Embrapa

Alunos apresentam resultados da implantação do Sisteminha na escola. Foto: Ricardo Moura/Divulgação Embrapa

A Escola Estadual Cristóvão Colombo de Queiroz, localizada no município de Dr. Severiano, Rio Grande do Norte, obteve duas premiações com pesquisas realizadas a partir do Sisteminha Embrapa instalado naquela unidade de ensino na 6ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

O trabalho “Sistema integrado: trabalhando com sustentabilidade”, do professor Jocélio de Oliveira e dos alunos Ênio Nogueira, Fred Fernandes e Gabriel Peixoto, foi premiado na categoria Destaques em Sustentabilidade, enquanto a pesquisa “Biofertilização por meio de compostagem e reaproveitamento”, do professor Jocélio de Oliveira em conjunto com os alunos Marcos Uriel Jacome e Antônio Mendonça Junior, obteve o 3º lugar na categoria regional.

A implantação do Sisteminha Embrapa é uma ação integrante do programa Embrapa&Escola que tem como coordenador, na Embrapa Agroindústria Tropical, Nicodemos Moreira, supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO).

O Sisteminha Embrapa tanto é assunto em sala de aula, sendo temas das disciplinas de Química e Biologia, quanto sob a forma de alimentação, pois tudo que é produzido também é consumido por professores e estudantes.

“Sempre foi um sonho da escola adquirir uma horta, mas não tínhamos conhecimento técnico e nem orientação. O Sisteminha Embrapa veio na hora certa. Depois que o projeto foi implantado dentro da escola, o rendimento dos alunos melhorou 90%”, afirma o professor de Biologia Jocélio de Oliveira.

O estudante Gabriel Peixoto, do 2º ano do ensino médio, sonha em ser médico veterinário. Ele travou contato com as práticas agrícolas dentro da escola.

“Desde o primeiro ano do ensino médio eu gosto de trabalhar com projetos científicos. O trabalho com o cultivo da horta e criação de peixes, dentro do Sisteminha, me fez adquirir conhecimentos que até então eu não tinha”, revela.

 

DIA DE CAMPO

Na manhã do último dia 11 de novembro, a Embrapa promoveu um Dia de Campo para técnicos agrícolas e produtores rurais na escola Cristóvão Colombo. O tema foi a possibilidade de utilização do Sisteminha em propriedades rurais, quintais produtivos e nos terrenos que circundam escolas, sindicatos e associações.

Consultor do Sisteminha para o Alto Oeste Potiguar, Carlos Pífero fez uma apresentação sobre a tecnologia. O biólogo relatou o processo de construção da horta e do tanque dos peixes ao mesmo tempo em que destacou os diversos usos proporcionados pela tecnologia.

 

SISTEMINHA EMBRAPA

O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos que consiste na produção integrada de frutas, hortaliças, aves, pequenos animais e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes. Ela está fundamentada nos princípios de miniaturização, replicabilidade; escalonamento da produção e segurança alimentar e nutricional, ambos pensados para agricultores familiares, alunos, técnicos e professores de regiões com baixa produtividade.

 

Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical 

Boletim semanal de notícias da SNA por e-mail.

Cadastre-se para receber o boletim

Veja as últimas edições

 

Últimas notícias