Conselho Federal de Medicina Veterinária discute mudanças curriculares para a formação profissional

Discutir as tendências atuais relativas ao ensino nos cursos de graduação de Medicina Veterinária e propor a atualização das Diretrizes Curriculares é o principal objetivo do 21º Seminário Nacional de Educação de Medicina Veterinária, que acontece entre 3 e 5 de novembro, em Brasília. Realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o evento é o único fórum brasileiro que reúne acadêmicos e profissionais num debate direcionado a consolidar proposições a serem apresentadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE), ligado ao Ministério da Educação.  As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio do portal do CFMV até o dia 29 de outubro.

No encontro, as discussões vão girar em torno das atuais Diretrizes Curriculares, instituídas pelo CNE em 2003. “Ao longo desses 11 anos, surgiram novas áreas de atuação da Medicina Veterinária, presentes nos debates em salas de aula, mas que não estão mencionadas diretamente nas diretrizes curriculares”, explica o presidente da Comissão Nacional da Educação em Medicina Veterinária, do CFMV, dr Rafael Mondadori. Uma delas é relacionada ao bem-estar animal, tema amplamente discutido em um congresso promovido neste ano pelo CFMV, na capital do Paraná, que resultou na Declaração de Curitiba. Trata-se de um manifesto assinado por um grupo de cientistas, que declarou que os animais não humanos não são objetos, mas seres sencientes, capazes de sentir dor e prazer e, por isso, não podem ser tratados como coisas.

O conceito de “saúde única” também não está previsto nas diretrizes curriculares vigentes e é um tema a ser debatido no seminário. Trata-se de uma nova atribuição do médico veterinário, com abordagem que incentiva a atuação conjunta de várias disciplinas para prevenir problemas contemporâneos de saúde, criados pela convergência humana, animal e ambiental. “É um estreitamento de laços entre a medicina humana e a veterinária. O médico veterinário é o profissional de natural articulação central nesse processo, por possuir em sua formação profissional tanto a saúde animal, quanto a saúde pública e a saúde ambiental”, explica o médico veterinário Rafael Mondadori. As propostas originadas no Seminário deste ano serão enviadas ao CNE.

Programação
Durante os três dias do evento, também estão previstas palestras e mesas redondas com o intuito identificar as deficiências educacionais na formação do médico veterinário. Outro objetivo é a o estabelecimento de estratégias para melhorar a qualificação e a formação profissional.

Na programação, consta ainda a apresentação da metodologia intitulada “Estratégias de Ensino e Aprendizagem para o desenvolvimento de competências humanísticas”.  Esse documento é a compilação das propostas originadas na edição de 2012 do Seminário Nacional de Educação de Medicina Veterinária e define que as práticas humanísticas devem fazer parte da realidade dos profissionais da Medicina Veterinária.

Para que todos os participantes possam expor suas ideias, a metodologia utilizada no evento será a “World Café”, uma técnica de conversação que objetiva promover diálogos construtivos, compartilhar conhecimentos, além de estimular mudanças e inovações.

Público-alvo
Organizado anualmente pelo CFMV, o Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária tem como público-alvo coordenadores e diretores de cursos. Contudo, o evento também abre suas portas para docentes, discentes, representantes das Comissões Regionais de Educação da Medicina Veterinária e quaisquer interessados.

Serviço
Evento: XXI Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária
Data: de 3 a 5 de novembro
Endereço: St.Peter Hotel | Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 – D | Brasília-DF
Informações e inscrições: www.cfmv.gov.br

Fonte: CFMV

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