9º Congresso de Agribusiness

Oportunidades e riscos do agronegócio

04 e 05 de dezembro de 2007

Edição dos anais para visualização online:

Anais do 9º Congresso de Agribusiness: versão online

Programa do evento

ABERTURA

O agronegócio no celeiro do mundo

Octavio Mello Alvarenga, Presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

PALESTRA

A agricultura é a alavanca dos processos econômicos

Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura, Coordenador da FGV/Agro

1º PAINEL: O agronegócio como negócio de risco:  Câmbio,  Preços,  Clima. O Custo Brasil e a competitividade brasileira.  Legislação agrária e ambiental.

Contra os riscos do agronegócio, conhecimento e gerenciamento

Pedro Valente, Gerente de Produção da Área Agrícola do Grupo André Maggi

Educação – Custo Brasil

Antonio Freitas, Diretor Executivo da Central de Qualidade e Inteligência de Negócios da Fundação Getulio Vargas- FGV/RJ

Sustentabilidade: qual é o desafio?

Deputado Otaviano Olavo Pivetta, Presidente do Grupo Vanguarda do Brasil

Seguro para produzir com segurança

Sandra Marchiori, Diretora de Trading da Agrenco do Brasil S.A.

2º PAINEL: A expansão do agronegócio brasileiro:  disponibilidade de terras, água, clima, sustentabilidade. Oportunidades de negócios, fusões e aquisições

Investimento e expansão de uma empresa

Marcelo Vainstein, Diretor Executivo do Departamento Investment Banking do Banco JP Morgan

Etanol: energia renovável para o mundo

Carlos Rodrigo Ópice Leão, Diretor de Novos Negócios da Brenco – Companhia Brasileira de Energia Renovável

Setor agrícola brasileiro: atraindo atenções e ações

José Vita, Diretor da Área de Agribusiness UBS Pactual

Racionalidade num país de possibilidades

Amado de Oliveira Filho, Especialista em Mercado de Commodities Agropecuárias

Cooperativismo: mais força para os pequenos produtores

Evandro Scheid Ninaut, Gerente de Mercado da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

3º PAINEL: Novos mercados e novos produtos: China, Índia, Europa Oriental, América Latina, Oriente Médio

Produtos para um mundo em crescimento

Arlindo de Azevedo Moura, Diretor-presidente da SLC Agrícola

Estudar cada mercado para vender melhor

Isidoro Yamanaka, Consultor do Governo para Assuntos de Comércio e Investimentos – Brasil/Japão/Coreia do Sul

Agronegócio brasileiro: teimosia na busca de eficiência

José Augusto de Castro, Vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)

Índia, um mercado aberto aos empreendedores

Roberto Paranhos do Rio Branco, Presidente da Câmara de Comércio Brasil / Índia

Carnes brasileiras: buscando qualidade internacional

Constantino Ajimasto Júnior, Presidente da Câmara Setorial da Carne Bovina do Estado de São Paulo

4º PAINEL: Agregando valor aos produtos: novas tecnologias e novos nichos de mercado

Tecnologia e produtividade a serviço da Humanidade

Eliseu de Andrade Alves, Assessor da Presidência da EMBRAPA e primeiro presidente do órgão

Soja, agregando valor para se aproximar do consumidor

Eduardo Wongtschowski, Diretor da América Latina e África do Sul da The Solae Company Brasil

O biodiesel e suas diversas fontes

Edna de Cássia Carmélio, Consultora em Biocombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário

O mercado do café exige qualidade

Marco Antonio Suplicy, Suplicy Cafés Especiais

Orgânicos e sustentabilidade: agregando valor aos produtos

Maria Beatriz Martins Costa, Diretora do Planeta Orgânico

5º PAINEL: Agroenergia: Incrementando a competitividade da cadeia

Álcool brasileiro, energia para o mundo

Eduardo Leão de Souza, Diretor Executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA)

Biocombustíveis para um mundo em crise

Roberto Giannetti da Fonseca, Presidente da Ethanol Trading

Agroenergia e Alimentos, uma realidade compatível para o Brasil

Luís Carlos Guedes Pinto, Vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil

Biocombustíveis e Brasil, combinação ideal

Jório Dauster, Presidente do Conselho Administrativo do Brasil Ecodiesel

O posicionamento estratégico da Petrobras em biocombustíveis

Gilberto Ribeiro de Carvalho, Gerente de Desenvolvimento de Novos Projetos da Petrobras

Investindo no álcool sem esquecer da lucratividade

Rodrigo Aguiar, Diretor de Relações com os Investidores da Infinity Bio Energy

6º PAINEL: O agronegócio e o meio ambiente. Produzindo com sustentabilidade. Políticas públicas no agronegócio

A questão ambiental é e será cada vez mais uma barreira comercial

Xico Graziano, Secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo

Quando a mudança é a chave da eficiência

Luciano Lisbão Júnior, Gerente de Meio Ambiente e Segurança Florestal da Aracruz Celulose

Um alerta para a Humanidade

Ibsen de Gusmão Câmara, Presidente da Sociedade Brasileira de Preservação Ambiental (SOBRAPA) e Vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura

Apoiando o agronegócio em todas as suas fases

Celso de Jesus Júnior, Gerente da Área Industrial do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES)

Meio ambiente e o agronegócio

Homero José Figliolini, Economista da MaxAmbiental