4º Congresso de Agribusiness

Análise da cadeia produtiva animal

18 e 19 de março de 2002

Edição dos anais para visualização online

Anais do 4º Congresso de Agribusiness: versão online

Programa do evento

ABERTURA

Política e políticos do agronegócio

Octavio Mello Alvarenga, Presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

O Brasil é competitivo no agronegócio

Marcus  Vinícius Pratini de Morais, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O agronegócio é a base do desenvolvimento nacional

Christino Áureo da Silva Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro

1º PAINEL: Avanços Tecnológicos na Produção Animal

O uso da inseminação artificial em bovinos no Brasil

Donário Lopes de Almeida, Diretor Geral da ABS Pecplan e Presidente da ASBIA – Associação Brasileira de Inseminação Artificial

Avanços tecnológicos na produção animal – contribuição do sistema nacional agropecuário

Fernando Campos, Pesquisador do Deptº. de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Geração e incorporação de tecnologia na indústria animal: a dependência brasileira

Luiz Eustáquio Lopes Pinheiro, Presidente do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal

Os programas do CNPq para a cadeia animal

Maria Auxiliadora da Silveira, Coordenadora do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Agronegócio – COAGR – CNPq

2º PAINEL: Produção Animal

Rastreabilidade – segurança alimentar do pasto ao prato

Albino Luchiari Filho, Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – USP

Coordenação de cadeias e o futuro nas relações do agribusiness

Flávio S. Inoue, New Crops, Project and Licensing Biotech – LATAM Syngenta Seeds Ltda.

O papel da suplementação animal no crescimento da produção pecuária

Marcos Barlsalobre, Diretor de produto – Bellman

Avanços e desafios para as principais cadeias de produção animal

Otávio Rechsteiner Maghelly, Coordenador do Departamento Econômico da Federação da Agricultura de São Paulo

Como produzir carne de aves e suínos sem o uso de antibióticos promotores de crescimento nas dietas

Paulo Fernandes, Gerente Técnico da Alltech do Brasil

Confiabilidade da produção animal

Gilman Viana Rodrigues, Presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais

3º PAINEL: Produção e Comercialização de Alimentos de Origem Animal; Inspeção Sanitária

Perspectivas para a carne brasileira:raças zebuínas x qualidade da carne

Albino Luchiari Filho, Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – USP

Evolução recente e perspectivas da pecuária de leite no Brasil

Aloisio Teixeira Gomes, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite

Falta ao Brasil a chamada “identidade nacional”

Nelson Mamede, Representante da ABAG em Londres

Comercialização e marketing agropecuário na Internet

Ricardo Serra, Consultor do Grupo MegaAgro Brasil

4º PAINEL: Clínica Médica-Veterinária: Avanços; Pesquisa

Participação do mercado brasileiro na pecuária internacional

Benedito Fortes de Arruda, Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária

O funcionamento de um Centro de Terapia Intensiva e Emergência na veterinária de pequenos animais

Élida Gripp Mannhaeimer, Mestranda em clínica e cirurgia de pequenos animais e especialista em emergência de pequenos animais

Alessandra Ribeiro Lucena, Especialista em cardiologia e terapia intensiva de pequenos animais

Clínica Médica Veterinária sob o ponto de vista do Serviço de Vigilância e Defesa Sanitária

Roberto Rachid Bacha, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul

5º PAINEL: Qualidade em Produção e Comercialização Animal – Pesquisa e Desenvolvimento

Produtos veterinários: produção, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos

Eduardo Batista Borges, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RJ

Preço x qualidade: a situação da carne bovina e dos insumos veterinários

Júlio Otávio Jardim Barcellos, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Produzindo carne de qualidade consistente

Lucio Caleffi de Azevedo, Coordenador de Desenvolvimento de Fornecedores da Glenmark do Brasil Ltda.

A cadeia produtiva da avicultura: produção,  comércio e consumo

José Carlos Teixeira da Silva, Consultor Especialista em Aves e Ovos

6º PAINEL: Ensino, Pesquisa, Extensão e Serviços Voltados para a Cadeia Produtiva Animal do Agribusiness

Contribuição da pesquisa para a cadeia produtiva da carne bovina

Antonio Batista Sancevero, Chefe da Embrapa Gado de Corte

Necessidade de P & D para o agronegócio do leite no Brasil

Duarte Vilela, Chefe da Embrapa Gado de Leite

O papel da BM&F na cadeia de negócios do boi gordo

Gonzaga Soares Filho, Chefe de Divisão de Mercados Agrícolas da BM&F -Bolsa de Mercadorias e Futuros

Gestão e responsabilidade técnica

José Euclides Vieira Severo, Secretário Geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária

Ensino superior nas Ciências Agrárias: desafios, necessidades e perspectivas na formação do profissional cidadão

Marcos Elias Traad da Silva, Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (UFPR)

É preciso agregar valor à carne bovina

Gilberto Alencar, Diretor da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR)

7º PAINEL: Oportunidades de Negócios na Cadeia Produtiva Animal

As oportunidades de negócios na cadeia produtiva animal

Celina Vargas do Amaral Peixoto, Diretora do SEBRAE/RJ

O setor agrícola brasileiro precisa exportar mais

Ênio Antonio Marques Pereira, Diretor Executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC)

É preciso unir forças para dominar o mercado externo

João de Almeida Sampaio Filho, Presidente da Sociedade Rural Brasileira

Panorama do mercado da carne bovina

Sérgio Roberto Lima de Paula, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES)

O setor agrícola é o maior negócio do Brasil

Roberto Rodrigues, Presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG)

Cadeia produtiva de corte no Mato Grosso do Sul

Mauro de Freitas Infante Vieira, Diretor técnico do SEBRAE Mato Grosso do Sul

O engajamento do setor privado é importante 

Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Presidente da FIRJAN

O Brasil exporta para importar

Marcílio Marques Moreira, Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro