Citricultura: livro sobre doença e manejo da pinta preta ganha versão digital

30/11/2017|

E-book pode ser baixado gratuitamente pelo site da Fundecitrus. Foto: Divulgação

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) acaba de lançar como e-book o livro “Pinta Preta: a doença e seu manejo”. A versão digital da publicação está disponível gratuitamente no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manuais).

O livro, um dos mais recentes e completos sobre essa importante doença da citricultura, traz informações sobre a origem, sintomas, perdas e danos, procedimentos para exportação e diferentes estratégias de manejo da pinta preta. Ele é direcionado a produtores, pesquisadores e profissionais do setor citrícola.

No Brasil, a pinta preta ocorre atualmente em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; em Rondônia e no Amazonas, na região Norte; e na Bahia, na região Nordeste.

No parque citrícola paulista, a doença foi detectada em 1992 e tem causado queda acentuada de frutos no centro e leste do Estado, principalmente em pomares mais velhos, de variedades de maturação tardia, nos quais o manejo não é realizado corretamente.

A publicação foi escrita pelos pesquisadores especialistas na doença Geraldo José da Silva Junior e Renato Bassanezi (Fundecitrus), Eduardo Feichtenberger (APTA – Sorocaba), Marcel Bellato Spósito e Lilian Amorim (Esalq/USP Piracicaba) e Antonio de Goes (Unesp Jaboticabal).