CI Orgânicos lança estudo para desenvolvimento da agricultura orgânica em São Paulo

12/09/2013|Tags: |

Capa do livro “Ações para o desenvolvimento da agricultura orgânica em São Paulo”/ Foto: Reprodução

 

O Centro de Inteligência em Orgânicos, da SNA, com o apoio do Sebrae, lançou um estudo para o desenvolvimento de ações que impulsionem a agricultura orgânica, no Estado de São Paulo. O livro “Ações para o desenvolvimento da agricultura orgânica em São Paulo”, que conta também com a colaboração do Instituto de Economia Agrícola (IEA), apontou estratégias para políticas públicas de fomento ao setor, identificando os fatores que dificultaram a evolução da agricultura orgânica no Estado, na última década.

A partir de resultados de uma ampla discussão, realizada com a participação de diversos atores ligados ao setor, as autoras Maria Celia Martins de Souza, Maria Sylvia Macchione Saes, Soraia de Fátima Ramos, Ana Victória Vieira Martins Monteiro, Malimiria Norico Otani e Renata Martins Sampaio traçaram algumas diretrizes para estimular a agricultura orgânica, em São Paulo.

Entre as conclusões estão: a necessidade do fortalecimento do associativismo de produtores e consumidores e a importância do poder público na organização de feiras; e na concessão de linhas específicas de crédito e seguro específicos. O documento ainda destacou o comprometimento da Sociedade Nacional de Agricultura na consolidação e difusão de conhecimento na área.

A publicação completa será disponibilizada, em breve, no site do projeto (www.organicsnet.com.br).

 

Fonte: Organicsnet