Cartilha destaca ações para preservar recursos hídricos

27/12/2017|

Cartilha “Uso racional da água na Agricultura” aborda conceitos sobre irrigação, proteção de nascentes com plantio de mata ciliar e tecnologias voltadas à irrigação. Foto: Divulgação SAA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) desenvolveu uma cartilha “Uso racional da água na Agricultura”. O material é editado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e tem supervisão técnica do engenheiro agrônomo Mário Ivo Drugowich, especialista no tema conservação do solo.

Com 35 páginas, o objetivo da publicação é apresentar, de maneira simples, as principais práticas difundidas pela Secretaria para que as ações da agricultura não comprometam a qualidade e a quantidade de água.

A cartilha aborda conceitos sobre irrigação, proteção de nascentes com plantio de mata ciliar e tecnologias voltadas à irrigação, que têm o objetivo de reduzir o consumo de água, tornando-o mais eficiente.

Outras medidas, como a conservação do solo também foram abordadas, pois estão intrinsecamente vinculadas à proteção da água. Solos descobertos sofrem erosões provocadas pelas chuvas e estes sedimentos são carreados até os cursos d’água, assoreando córregos, riachos e os rios. Erosões fazem aflorar o lençol freático.

Tudo isso foi tratado de uma forma bastante simples para ser lido por adultos, mas também pela geraç ão mais jovem para que compreenda desde cedo o valor e a necessidade de se respeitar e conservar o meio ambiente em todas as suas ações diárias. 

“Esse material precisa ser lido pela equipe de extensão rural e disseminado aos agricultores. Que as experiências relatadas na cartilha sirvam de exemplo para muitos que estão dia a dia nos campos, enfrentando as mudanças climáticas. Que todos cuidem e usem de forma consciente este recurso hídrico e que nos ajudem a realizar um trabalho proativo de cuidar deste bem valioso e finito, que é a água”, diz Arnaldo jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A cartilha pode ser acessada aqui.

Fonte: Secretaria de Agricultura de Abastecimento de SP com edição d’A Lavoura

Compartilhe nas redes sociais!