Orgânicos

 

CI Orgânicos

Com apoio do Sebrae/RJ e do Sebrae Nacional, a Sociedade Nacional de Agricultura desenvolveu o projeto CIO (Centro de Inteligência em Orgânicos), que propõe fortalecer a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos no Brasil. Com ênfase em identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação de informações estratégicas para sistemas orgânicos de produção, o CI Orgânicos aprimora a qualidade, produtividade e competitividade dos produtores e demais integrantes do sistema de produção orgânica.

Estabelecer contatos e parcerias com centros educacionais e de pesquisa, criar, manter um banco de dados com informações inerentes aos sistemas orgânicos de produção, realizar estudos, análises a respeito desse assunto, promover ações de marketing e eventos; além de capacitar, orientar os produtores por meio de cursos, materiais didáticos, etc, são algumas das funções do Centro de inteligência em Orgânicos.

Mais informações no site do CI Orgânicos.

OrganicsNet

O projeto OrganicsNet (Rede Comunitária para Acesso ao Mercado pelos Produtores Orgânicos), elaborado pela SNA (Sociedade Nacional de Agricultura) com o apoio do Sebrae, tem como objetivo estimular a cadeia de produção orgânica através de uma plataforma cuja base é a Internet.  Implantado em março de 2008, o projeto apoia os pequenos e médios produtores, dando visibilidade aos seus negócios, conhecimento sobre demandas de consumidores e mercados, acesso a ferramentas que facilitam a gestão de seus empreendimentos, além de incentivos à integração e troca de informações. Com 33 empresas participantes e atendendo aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, o projeto está em franca expansão.

O OrganicsNet é um ponto de convergência entre produtores e empresas,que de forma dinâmica e econômica têm oportunidade de oferecer seus produtos e conhecer novos parceiros. Promover o incremento da produção orgânica e seu ingresso em mercados sofisticados, são algumas metas do projeto.

Mais informações no site do projeto OrganicsNet.

 

 

Observatório Orgânico