Brasil e China assinam acordo de investimento em agricultura

Um acordo para a criação de um Fundo de Investimento do Desenvolvimento da Agricultura do Brasil e China, com capital de US$ 1 bilhão, foi assinado nesta sexta-feira em Xangai, ao fim de seminário que reuniu empresários dos dois países, com a presença do presidente Michel Temer, em sua primeira viagem internacional após assumir o cargo, na quarta-feira.

O fundo participará da cadeia do setor agrícola brasileiro, especialmente em serviços agrícolas e de melhoramento de infraestrutura, incluindo armazenamento, logística e portos.

O banco chinês Haitong, de Xangai, diz que a ideia é aproveitar as vantagens da indústria e financiamento das partes chinesas.

Xie Tao, presidente do grupo Hunan Dakang International Food and Agriculture, disse ver oportunidades importantes no Brasil e acha que a economia vai melhorar nos próximos 18 meses.

Por sua vez, o ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, anunciou plano de elevar a participação brasileira nas exportações agrícolas mundiais, de 7% para 10% do total no prazo de cinco anos.

“Não vou estar lá (no ministério) até lá, mas é preciso plantar a partir de agora”, afirmou. Segundo o ministro, com essas medidas implementadas, o Brasil poderia faturar cerca de US$ 30 bilhões a mais por ano.

 

 

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp