Aplicativos para smartphones e tablets facilitam transporte de cargas

Carlos Mira1
“Existe mais de um milhão de caminhoneiros autônomos no Brasil que, juntos, faturam mais de cerca de R$ 70 bilhões ao ano. Este é o público que queremos atingir com o TruckPad”, afirma o executivo Carlos Mira, pioneiro na criação de apps para transporte de cargas no País

 

A era dos aplicativos para smartphones e tablets já está fazendo a diferença nos negócios e o agro não poderia ficar de fora. Inúmeros deles foram lançados recentemente no mercado brasileiro, com o intuito de aproximar caminhoneiros e transportadoras. JSL, SontraCargo, TNT Radar e TruckPad são algumas plataformas de softwares já disponíveis no País.

Quem realizava o trabalho de “formiguinha” como agenciador – entrando em contato com a transportadora e depois saindo atrás de um motorista de caminhão por telefone ou até mesmo pessoalmente nos postos de combustíveis – terá de se adaptar, pois os apps são um verdadeiro nicho do mercado tecnológico.

Idealizado em 2011 por Carlos Alberto Mira, executivo com experiência no transporte de cargas e logística, que afirma ser o pioneiro na criação deste tipo de serviço no Brasil, o app TruckPad funciona em beta desde setembro de 2013. Hoje, conta com 2,5 mil caminhoneiros cadastrados e uma média de 300 fretes ofertados diariamente.

Disponível para Android, ele funciona de forma bem simples. Para o caminhoneiro, basta incluir seus dados (tipo de caminhão e carroceria) e informar para quais regiões pretende viajar. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga e escolhe aquelas que sejam do seu interesse.

As empresas, por sua vez, acessam o site www.truckpad.com.br, informa a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo instante, vai aparecer a localização dos caminhoneiros, em um mapa geográfico, que podem realizar aquele frete. A empresa, então, encaminha a sua oferta de carga e, por meio de um chat (sala de bate papo), pode fechar o negócio com o caminhoneiro.

“Existe mais de um milhão de caminhoneiros autônomos no Brasil que, juntos, faturam mais de cerca de R$ 70 bilhões ao ano. Este é o público que queremos atingir com o TruckPad, levando tecnologia de ponta que otimiza a rotina, aumenta a segurança e melhora a qualidade de vida destes profissionais”, destaca Carlos Mira.

O TruckPad ainda oferece outras vantagens: permite que o caminhoneiro execute tarefas rotineiras do seu cotidiano, como conversar com os amigos da estrada, compartilhar sua localização com cliente e familiares e acompanhar as notícias do trajeto que irá percorrer.

“Para as empresas, o app garante maior assertividade em suas contratações e melhor logística no transporte de seus produtos. Nosso objetivo é dobrar os números até o final deste ano”, ressalta Carlos Mira.

 

REVOLUÇÃO

“No ar há um mês, o novo app está revolucionando o relacionamento entre as transportadoras de carga e os caminhoneiros no Brasil. Já são mais de 10 mil caminhoneiros cadastrados e 520 transportadoras, gerando um volume de 500 a 600 cargas publicadas por dia”, informa o diretor comercial da SontraCargo, Bruno Moreira.

“A tecnologia mobile e a plataforma web SontraCargo está facilitando e melhorando a vida dos caminhoneiros autônomos, que sempre foram os principais responsáveis pela busca de seus fretes”, afirma o gestor.

De acordo com Moreira, com um acesso mais rápido a esses profissionais, as transportadoras passaram também a ter processos mais ágeis e produtivos para a contratação de caminhoneiros autônomos, especialmente em períodos de pico, quando há um desequilíbrio na oferta e demanda.

Conforme a SontraCargo, no Brasil existem hoje 2 milhões de caminhões em operação, 950 mil aproximadamente são conduzidos por profissionais autônomos, pessoas que vivem em busca de frete. Deste total, 30% estão concentrados nos mercados urbanos, mas 70% operam as rotas de longa distância.

Em termos de setores da economia mais envolvidos com o transporte rodoviário, segundo a SontraCargo, encabeçam a lista o agronegócio e a mineração com 46%, seguido pela indústria pesada, com 32% da movimentação de carga.

Até o fim do ano, a empresa estima um crescimento de 150% no número de fretes publicados em seu app. Para tanto, quer passar de 520 transportadoras atualmente cadastradas e usuárias do sistema para 3,5 mil, e de 10 mil caminhoneiros para 25 mil.

 

OUTROS APPS

Em maio deste ano, a operadora logística JSL também está disponibilizando um aplicativo que permite consultar a localização da rede de lojas Movida Rent a Car, filiais da JSL e postos conveniados. Através dele, ainda é possível enviar sugestões sobre o atendimento da empresa, usar a opção “Street View” para ver o local de destino e o “como chegar” para ir até o local desejado.

Se o usuário for um motorista de caminhão a serviço da empresa, na opção do roteirizador, ele pode acessar, através do código de operação da viagem, a rota a ser feita a partir das informações dos postos JSL credenciados, filiais e do endereço do destino com informações e contatos do cliente.

Após a realização de um cadastro com os dados pessoais e do veículo, o motorista também pode, pelo app, visualizar as cargas disponíveis e até se candidatar para transportá-las.

 

Telas do aplicativo da JSL
Telas do app da JSL com mapa geográfico dos caminhoneiros à disposição, serviços e roteiro da carga

 

O serviço é gratuito e está disponível para smartphones que utilizam Android e pode ser baixado pelo Google Play (Android).

“A inovação que todos esperávamos chegou, lançamos em maio o nosso aplicativo JSL, que é muito fácil e rápido para utilizar, trazendo para perto dos nossos caminhoneiros toda a praticidade de buscar cargas disponíveis para carregamento, encontrar nossas filiais e postos credenciados com desconto no preço do combustível”, informa Diorwilton Heusser, gerente de Inovação e Meios de Pagamentos da JSL.

“Tivemos uma grata surpresa: desde o lançamento do aplicativo, já foram mais  de 2.380 downloads. Nossa expectativa é que este número não pare de crescer, assim como não vamos parar de aprimorá-lo, buscando inovações tecnológicas que nos ajudem em nosso dia-a-dia, visando otimizar toda a cadeia logística”, garante Heusser.

Também aproveitando o nicho deste novo mercado, a transportadora de encomendas expressas TNT também lançou recentemente o app TNT Radar, para rastrear cargas rodoviárias domésticas, em versão mobile. O serviço também é de graça para smartphones que usam Android, iOS e Windows Phone, através dos mesmos sistemas citados anteriormente.

Com o TNT Radar, o usuário também pode monitorar o andamento de suas cargas, a qualquer momento, via celular, sem precisar ter acesso a um computador. O sistema ainda identifica a localização da carga, movimentações, status e dia do pedido. Todas as informações são repassadas ao cliente, em tempo real.

Acesse www.sontracargo.com.brhttp://truckpad.com.brwww.jsl.com.br e www.tnt.com para mais informações.

 

Por equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp