A Lavoura parabeniza jovens brasileiros que vão propor ações de segurança alimentar na Bélgica

04/10/2017|

Os jovens selecionados, da esquerda para direita: os universitários Augusto Akira, 19 anos, de Florianópolis (SC); Letícia Marques, 21, de Governador Valadares (MG); Caio Cugler, 24, de São Paulo (SP); jornalista formado pela Unesp Paulo Beraldo, 24 (SP); e a também universitária Tamires Lacerda, 22 anos, de Sete Lagoas (MG). Foto: Divulgação 

Cinco brasileiros, de 18 a 25 anos de idade, estão a caminho de Bruxelas, Bélgica, para representar o Brasil na 3ª edição do Youth Ag-Summit, que será realizada entre os dias 9 e 13 de outubro de 2017.

Os candidatos prepararam redações sobre o tema: “Como alimentar um planeta faminto?”, apresentando propostas sobre como alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável, baseados nas Metas de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU). No total, foram selecionados cem delegados entre quase 1,2 mil candidatos no mundo todo.

Os vencedores deste ano focaram suas redações nas 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e no papel dos jovens em ajudar a alimentar a crescente população mundial.

Desde otimizar a economia familiar para evitar desperdícios até adoção de novas tecnologias, os cinco representantes brasileiros mostram que todos podemos contribuir para combater a fome no mundo.

OS SELECIONADOS

Natural de Sete Lagoas (MG), Tamires Lacerda tem 22 anos e é estudante de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Paulo Beraldo, 24, é jornalista de São Paulo (SP) formado pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

De Governador  Valadares (MG), Letícia Marques tem 21 anos e é estudante de Biotecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Caio Cugler, 24, é de São Paulo, onde estuda engenharia agronômica da Universidade de São Paulo (USP).

Por fim, Augusto Akira, o mais novo de todos, com 19 anos, é de Florianópolis (SC), onde também estuda engenharia agronômica, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Todos, independentemente da área de atuação, compartilham da paixão pela agricultura com uma visão voltada para um mundo sem fome.

PARCERIA COM A BAYER

O Youth Ag-Summit 2017 é fruto de uma parceria da Bayer, com as associações belgas de agricultores Groene Kring e Fédération des Jeunes Agriculteurs. Os jovens participantes representam 49 nacionalidades e compartilham a paixão pela agricultura e uma visão de um mundo sem fome.

Em cinco dias, os delegados realizarão projetos em grupo, participarão de tours na indústria, e aprenderão com palestrantes especializados. Sua missão é ter ideias novas e concretas que podem impulsionar o progresso da agricultura em todo o mundo para serem colocadas em prática quando os participantes retornarem para casa.

SOBRE A CONFERÊNCIA

O Youth Ag-Summit é uma conferência global de jovens que visa inspirar e conectar a próxima geração de jovens à agricultura e às disciplinas relacionadas. Em 2017, cem representantes de todo o mundo, de 18 a 25 anos de idade, se reunirão em Bruxelas, Bélgica, para compartilhar perspectivas e criar um diálogo aberto sobre uma das questões mais desafiadoras do mundo: “Como alimentar um planeta faminto?”.

Após as edições anteriores realizadas no Canadá e na Austrália, a Conferência desse ano será a primeira a ser realizada em uma cidade europeia. O Youth Ag-Summit faz parte do Programa de Educação Agrícola da Bayer que visa aumentar a conscientização global sobre agricultura e alimentos.

Fonte: Assessoria com edição d’A Lavoura