A Lavoura Online: Bill Gates investe em pesquisa genética para criar ‘vaca perfeita’

30/01/2018|

“Embora existam questões legítimas sobre se o mundo pode satisfazer o apetite por produtos de origem animal sem destruir o meio ambiente, é fato que muitas pessoas pobres contam com gado para alimentação e renda”, diz Bill Gates, fundador da Microsoft. Foto: Divulgação Getty Images

Bill Gates está financiando uma pesquisa genética sobre como criar a vaca perfeita, que produza mais leite e que possa suportar melhor as temperaturas do que a vaca média.

O fundador da Microsoft investiu US$ 40 milhões na Global Alliance for Livestock Veterinary Medicines, ou GALVmed, uma organização sem fins lucrativos com sede em Edimburgo, na Escócia, que realiza pesquisas sobre vacinas para animais de produção e genética.

Gates quer ajudar a criar a vaca perfeita que produzirá tanto leite quanto uma vaca europeia, mas poderá suportar o calor como uma africana.

“O impacto por dólar que gastamos é superalto nesta área. Você pode ter uma vaca que é quatro vezes mais produtiva com a mesma capacidade de sobrevivência”, diz ele.

Embora não esteja claro como exatamente essas vacas serão criadas, Gates propôs anteriormente criar vacas por meio de inseminação artificial.

Sua doação, feita por intermédio de sua organização filantrópica, a Fundação Bill e Melinda Gates, faz parte de um investimento maior que inclui dinheiro do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.

Ele falou sobre como fica animado “em ver como a liderança do Reino Unido em pesquisa e inovação não apenas beneficia a Grã-Bretanha, mas também salva e melhora a vida nas partes mais pobres do mundo”.

MITIGAÇÃO DA POBREZA

Embora cientistas do clima tenham avisado que as vacas e produtos lácteos podem levar a uma maior degradação ambiental, Gates disse que elas podem ajudar a mitigar a pobreza global e a fome.

Ele disse em uma publicação em seu blog em julho passado: “Embora existam questões legítimas sobre se o mundo pode satisfazer o apetite por produtos de origem animal sem destruir o meio ambiente, é fato que muitas pessoas pobres contam com gado para alimentação e renda”.

As informações são do Business Insider, traduzidas pela equipe MilkPoint.

Fonte: MilkPoint com edição d’A Lavoura

Compartilhe nas redes sociais!