A Lavoura Online: ABC Bio ensina pelo YouTube o ‘beabá’ do controle biológico na agricultura

05/12/2017|

Primeiro episódio, de uma série de oito vídeos veiculados pela ABC Bio, apresenta a Introdução ao Controle Biológico e ao Manejo Integrado de Pragas. Foto: Reprodução YouTube da ABC Bio

O YouTube, nos dias de hoje, tem sido uma ferramenta e tanto na hora de aproximar pesquisadores, que oferecem seus conhecimentos técnicos e científicos online, dos produtores rurais, universitários e outros interessados nas novidades que envolvem o setor agropecuário.De olho em um público cada vez mais conectado, virtualmente, a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABC Bio) acaba de publicar, em sua conta no YouTube (clique aqui!), o segundo episódio da série de oito vídeos de um projeto de capacitação online para revendedores, consultores e agricultores que desejam conhecer o “beabá” da aplicação de defensivos biológicos na agricultura brasileira.

O projeto é uma parceria da ABC Bio com a AgriLearning, empresa especializada na produção de conteúdo técnico na área agrícola para divulgação em plataforma online, incluindo mídias sociais.

DOIS EPISÓDIOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS

O primeiro episódio da série, denominado Introdução ao Controle Biológico e ao Manejo Integrado de Pragas (MIP), detalhou informações básicas sobre como funciona o processo de utilização de agentes biológicos no controle de pragas e doenças nas plantações.

Já o segundo episódio, intitulado Agentes Microbiológicos de Controle (parte 1), tem como objetivo esclarecer como usar o controle microbiano em um sistema de MIP.

No segundo vídeo, são apresentados exemplos detalhados sobre como aproveitar agentes biológicos no controle da cultura de feijão, com ênfase no combate preventivo da disseminação do mofo branco, uma praga que afeta boa parte dos três milhões de hectares que, atualmente, são cultivados no Brasil.

A IDEIA

O projeto de capacitação online é uma ideia antiga da ABC Bio e tem como propósito principal assegurar a disseminação do conhecimento para assistência técnica no campo, um dos pilares que compõe o tripé fundamental de estímulo ao uso de biodefensivos pela agricultura brasileira.

Os outros componentes do tripé são: uma produção de qualidade dos agentes biológicos e uma logística eficiente que permita que o produto chegue em condições de ser aplicado nas lavouras.

GANHOS

A iniciativa da ABC Bio, além de possibilitar melhor formação de técnicos e profissionais ligados ao agronegócio, também possibilitará ganhos ao processo produtivo como um todo, fazendo com que toda a sociedade saia ganhando, uma vez que o engenheiro agrônomo e o produtor rural poderão usufruir das diversas vantagens das modernas tecnologias dos biodefensivos embutidas no Manejo Integrado de Pragas.

De acordo com a ABC Bio, acrescente a isso “o fato de haver um inequívoco ganho ambiental e econômico, com o consequente uso correto dos produtos fitossanitaros”.

DEMAIS EPISÓDIOS EM BREVE

Os demais episódios, que devem ser editados e publicados periodicamente no YouTube e no site da ABC Bio (www.abcbio.org.br) tratam dos seguintes temas: Agentes Microbiológicos e Macrobiológicos de Controle – prospecção, pesquisa, exemplo de aplicação prática, conceitos de formulação, qualidade e prazo de validade; Manejo Integrado de Pragas – conceitos teóricos, exemplo de aplicação prática, exemplos de insetos-praga e sua biologia; Formulação Caseira de Biodefensivos – situação atual e riscos envolvidos.

Fonte: ABC Bio com edição d’A Lavoura