Cresce demanda por sementes transgênicas

Alberto Figueiredo
O diretor da SNA Alberto Figueiredo diz que transgênicos ajudam a reduzir o uso de defensivos

 

Os resultados econômico-financeiros propiciados pelos transgênicos têm provocado um aumento da demanda pelas sementes desses produtos, e em 2014 essa tendência será mantida. É o que garante o engenheiro agrônomo e diretor da Sociedade Nacional de Agricultura Alberto Figueiredo. “As estatísticas mostram que, anualmente, aumenta a área plantada e, por consequência, cresce o percentual de transgênicos em relação às culturas tradicionais”, explica.

Além do incremento da demanda por sementes, o diretor ressalta que os ganhos ambientais também continuarão a surtir efeito no campo. “O principal objetivo dos transgênicos é aumentar a resistência a pragas e doenças. Esse fato permite concluir que será mais reduzido o uso de substâncias químicas para o controle dessas pragas, diminuindo, com isso, a poluição ambiental provocada por esses produtos.”

Em recente declaração ao portal do Conselho de Informações de Biotecnologia (CIB), Marcelo Gravina, engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia e Biologia Molecular pela University of Wisconsin, afirmou que os dez anos da adoção de sementes geneticamente modificadas no Brasil foram fundamentais para a preservação do meio ambiente. Segundo ele, “além dos benefícios socioeconômicos, os transgênicos tolerantes a herbicidas também trouxeram benefícios ambientais, como a redução da perda de solo e matéria orgânica”.

Bem-estar

Porém, quando o assunto é saúde, o diretor da SNA admite que ainda não há dados concretos que atestem os possíveis efeitos dos transgênicos no corpo humano. “A legislação deveria reservar responsabilidade às instituições envolvidas, no sentido de formularem hipóteses de riscos, testando-as cientificamente, em paralelo ao desenvolvimento dos produtos genéticos”, adverte.

Para Figueiredo, apesar dos avanços das pesquisas no setor, existe ainda muita desinformação. “Nem os produtores do material desenvolvem testes que afastem as dúvidas, nem os que entendem que afetam a saúde possuem qualquer evidência científica de tal hipótese.”

Lacunas à parte, o diretor da SNA acredita que os transgênicos estão inseridos em um processo de evolução natural da vida humana. “A partir do momento em que os grupos humanos deixaram de ser nômades e tiveram a necessidade de produzir os alimentos para a própria sobrevivência, tem sido feita seleção genética de vegetais e animais mais produtivos, o que, na prática, significa alteração genética, com fixação dos fatores que são responsáveis pelas melhores produtividades, o que inclui resistência a pragas e doenças. A transgenia só torna esse processo mais ágil”, conclui.

 

Por Equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp