Rally da Safra 2014 percorrerá 65 mil km de lavouras de milho e soja

André Pessoa, coordenador geral do Rally da Safra e sócio-diretor da Agroconsult. Crédito: Divulgação
André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e sócio-diretor da Agroconsult. Foto: Divulgação

 

Começa nesta quinta-feira, 16, a 11ª edição da expedição Rally da Safra 2014, com a expectativa de registrar uma supersafra de 91,6 milhões de toneladas de soja, ante 82,2 milhões de toneladas na safra anterior, aumento de 11% em relação à temporada 2012/2013. A Agroconsult, responsável pela organização, prevê ampliação de 7% na área plantada, para 29,7 milhões de hectares, na mesma comparação.

A consultoria estima para 2013/2014 produção total de milho do Brasil em 76,2 milhões de toneladas. A safra de verão está prevista em 32,1 milhões de t, redução de 8% em relação às 34,8 milhões de t colhidas na temporada passada.  Já a safrinha do cereal, deverá alcançar 44,1 milhões de toneladas, 7% abaixo das 47,4 milhões de toneladas na safra anterior.

Neste ano, o Rally terá 12 eventos para produtores rurais, com palestras sobre o mercado de soja e milho. Serão realizadas duas largadas: a primeira, nesta quinta-feira, 16 de janeiro, em Chapecó (SC), e a segunda, dia 20, em Campo Grande (MS).

“Nesta edição, teremos um novo formato para o Rally da Safra. Demos maior importância ao levantamento de milho e teremos três equipes dedicadas à cultura.  Além disso, vão a campo duas equipes que avaliarão as lavouras de soja precoce e outras duas para avaliação da soja”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e sócio-diretor da Agroconsult.

Ele acrescenta que, de janeiro a março, os técnicos percorrerão 40 mil quilômetros, nos principais polos produtores de soja, em 11 estados, o que representa 95% da área plantada com a oleaginosa no Brasil. Já as equipes de avaliação de milho rodarão cerca de 25 mil quilômetros, em oito estados, o equivalente a 72% da área dessa cultura.

No total, oito equipes estarão em campo. A equipe 1 percorrerá os polos de produção de milho verão no período de 16 a 24 de janeiro, passando por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. As equipes 2 e 3 avaliarão áreas de soja precoce no período de 20 de janeiro a 2 de fevereiro, passando por Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso.  Já as equipes 4, 5 e 6 visitarão lavouras de soja e milho entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março, em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí e Maranhão. Além disso, as equipes 7 e 8 avaliarão o milho safrinha entre os dias 26 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Segundo Pessôa, a colheita de soja já começou, com boas produtividades. “Apesar das preocupações causadas pela lagarta Helicoverpa armigera, produtores informam que a praga está sob controle, sem danos econômicos significativos”, explica.

Na opinião de Pessôa, o grande gargalo continuará sendo a logística para escoamento da safra. “Em razão da grande concentração de plantio precoce, o maior volume da colheita deverá ocorrer em janeiro e fevereiro, antecipando os problemas logísticos para escoamento da produção brasileira de grãos”, explica.

 Por Equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp