Dias de campo da 20ª Fenasoja terão presença de 3,2 mil pessoas

Ângela de Fria Maraschin, presidente da Fenasoja:  “A Fenasoja evoluiu e tornou-se uma das maiores feiras multissetoriais do país”.
Ângela de Fria Maraschin, presidente da Fenasoja: ‘A Fenasoja evoluiu e tornou-se uma das maiores feiras multissetoriais do país’

 

De 25 de abril a 4 de maio, será realizada a 20ª Fenasoja – Feira Nacional da Soja, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Cerca de 3,2 mil participantes confirmaram a participação nos dias de campo programados, que terão como foco a agricultura familiar. Na oportunidade, agricultores e estudantes de 40 municípios do noroeste gaúcho poderão conferir, na área da Exporural do evento, estações técnicas sobre irrigação, secagem e armazenagem de grãos, autoconsumo, avicultura colonial, sistema silvipastoril, solos e instalações de leite.

“Nosso desafio é oferecer um ambiente favorável para o encontro dos agentes econômicos, propício à realização de negócios, além de eventos atrativos aos visitantes”, observa a presidente da Fenasoja, Ângela de Fria Maraschin, que prevê a presença de mais de 600 expositores.

Entre as novidades deste ano ela destaca a cozinha da soja, o concurso da planta de soja com maior número de grãos da safra 2013/2014, o espaço caminhos da soja, além do curso de cerveja artesanal durante a programação da feira.

No espaço “Caminhos da Soja”, em uma área de 700 m2, serão apresentadas tecnologias para humanização do trabalho, sementes orgânicas, agroindústrias, cooperativismo, escolas agrícolas, casas familiares rurais, universidades, solos, pecuária familiar, unidade de classificação, sucessão familiar e juventude rural, etnias e meio ambiente.

“Na pecuária, a destaque é a presença da criadora americana Molly Florent Sloan, de Columbus, Wisconsin. Molly será a da primeira jurada do sexo feminino a avaliar os bovinos de leite na Fenasoja”, anuncia Ângela.

Rodada de negócios

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fenasoja terá Rodadas de Negócios do Sebrae, marcadas para o dia 30 de abril, das 14h00 às 18h00. O objetivo é dar visibilidade às empresas da cidade e região (que participam na condição de vendedoras), estreitando a relação com médias e grandes companhias do setor industrial, para ampliação da rede de contatos e prospecção de novos negócios.

As conversas são individuais e reservadas, apenas entre os representantes das empresas (compradoras e vendedoras). “Apesar de ocorrerem negócios efetivamente no dia do evento, os resultados tendem a ser mais expressivos após esse primeiro contato”, afirma Marcelo Ribas, Gestor de Projetos do Sebrae.

Realizada a cada dois anos, a Fenasoja, criada para mostrar o potencial econômico de Santa Rosa e divulgar o conceito de Capital Nacional da Soja. Segundo Ângela, as edições anteriores da feira, que é integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, influenciaram o desenvolvimento do Noroeste Gaúcho, além de construir e consolidar a marca que mostra as potencialidades e conquistas da região. “A feira evoluiu e tornou-se uma das maiores feiras multissetoriais do país”, afirma e acrescenta que, no ano passado, o evento recebeu mais de 200 mil pessoas e os negócios superaram R$ 45,5 milhões.
Por Equipe SNA/SP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp